ParanáGeral

Sete deputados têm contas reprovadas pela Justiça Eleitoral do Paraná

Os parlamentares foram diplomados nesta segunda-feira (20)

 Sete deputados têm contas reprovadas pela Justiça Eleitoral do Paraná

Foto: TRE/PR

Sete deputados tiveram as contas da campanha eleitoral reprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR). Os dados apontam que entre os que podem ter problemas com a Justiça Eleitoral estão dois deputados federais e cinco estaduais.

Os parlamentares foram diplomados nesta segunda-feira (20). Ao todo, 30 deputados federais foram eleitos e apenas dois tiveram as contas aprovadas diretamente: Giacobo (PL) e Leandre (PSD). Já Felipe Francischini e Geraldo Mendes, os dois do União Brasil, foram reprovados.

Para o deputado federal Felipe Francischini, o TER-PR determinou a devolução de mais de R$ 1,2 milhão ao Tesouro Nacional. A defesa de Felipe Francischini disse que tem anexado a documentação ao processo.

Já a de Geraldo Mendes ainda não se manifestou. Em relação aos 54 deputados estaduais, não foram aprovadas as contas dos deputados: Delegado Tito Barichello (União), Flávia Francischinhi (União), Ney Leprevost (União), Cloara Pinheiro (PSD) e Denian Couto (Podemos).

As questões verificadas pela Justiça Eleitoral dos deputados federais e estaduais envolvem o atraso na prestação de contas, omissão de despesas ou doações, utilização de recursos não identificados, entre outros fatores.

As defesas dos deputados Tito Barrichelo e Ney Leprevost ainda não se manifestaram. Já a defesa de Flávia Francischini, Cloara Pinheiro e Denian Couto informaram que já estão anexando os documentos necessários ou preparando recursos para o processo.

Os candidatos eleitos foram diplomados na última segunda-feira (19), em Curitiba. A reprovação das contas não impede que eles tomem posse do cargo.

Em nota, o deputado Geraldo Mendes disse que “por conta de equívocos formais em primeira análise, houve desaprovação das contas de campanha. Contudo, os respectivos equívocos já foram sanados e apresentados […] junto ao Tribunal Regional Eleitoral.”.

Reportagem por Leo Coelho.

Avatar

mariane.abreu

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Mais golfinhos podem aparecer após conclusão da Ponte de Guaratuba

Outras medidas devem ser adotadas para melhorar a vida marinha na região

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

“Enem dos Concursos” será realizado no próximo mês

Candidatos já podem acessar o cartão de confirmação, liberado nesta quinta-feira (25)

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Pitbull ataca vira-lata e é morto a tiros

Cão foi baleado pelo tutor que foi preso por maus tratos e outros crimes