UPA Pinheirinho reabre com novo sistema de atendimento

 UPA Pinheirinho reabre com novo sistema de atendimento
(Foto: Alexandra Fernandes / BandNews FM Curitiba)

A Unidade de Pronto Atendimento do Pinheirinho está reaberta. Após quase quatro meses, a população passa a contar novamente com os serviços de urgência e emergência 24 horas. Além das reformas na estrutura física, a unidade também passou por mudanças no sistema de atendimento à comunidade. Foi implantado um sistema chamado Circuito Diferenciado de Atendimento (CDA), que classifica os pacientes conforme o risco e gravidade do problema de saúde. De acordo com a secretária municipal de saúde Márcia Huçulak, o modelo já está em andamento no Hospital do Trabalhador e oferece bons resultados.

A UPA do Pinheirinho foi fechada em 4 de novembro do ano passado para renovação das instalações elétricas, hidráulicas e de gás. Foram investidos 450 mil reais na obra.  De acordo com o prefeito Rafael Greca a obra demorou mais do que o esperado por questões estruturais do prédio.

A UPA do Pinheirinho abrange uma região de 50 mil habitantes dos bairros Pinheirinho, Capão Raso, Portão, Novo Mundo, Fanny e Lindóia. São pelo menos 200 atendimentos por dia. Quando foi anunciada a reforma, em um primeiro momento, a prefeitura cogitou o fechamento do local para a construção de uma unidade de emergências psiquiátricas. A justificativa para a mudança era pela diminuição no volume de atendimentos no Pinheirinho após a abertura das UPAs do Tatuquara e da CIC. Mas após manifestações de servidores e da comunidade o município voltou atrás. De acordo com o prefeito Rafael Greca, para solucionar a lacuna dos atendimentos psiquiátricos um pronto atendimento está em construção no bairro Tatuquara e deve ser inaugurado até a metade do ano.

Hoje cerca de 60 pessoas com transtornos psiquiátricos procuram, por dia, as UPAs da capital. A intenção é concentram os serviços para este tipo de caso em um só local.

Reportagem: Alexandra Fernandes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem