COLUNAS

Colunistas // Antonio Carlos da Silva

Avatar

Empresa vai assumir as instalações que eram da Ford, em Camaçari, na Bahia

 BYD anuncia fábrica no Brasil e produzirá primeiro elétrico nacional

Foto: divulgação

A chinesa BYD chegou ao mercado brasileiro de automóveis muito agressiva, lançando vários modelos elétricos e hibridos. É uma das maiores da China e seus modelos agradaram o consumidor brasileiro. Diferente da BYD, a outra chinesa, a GWM, antes de trazer seus carros para cá, comprou uma fábrica de automóveis inteira, no interior de São Paulo, que era da Mercedes-Benz, onde começa a produzir no ano que vem.

A BYD também anunciou uma fábrica para o Brasil. Vai assumir as instalações que eram da Ford, em Camaçari, na Bahia. Mas não negociou diretamente com a marca americana. A Ford não quis vender sua fábrica desativada diretamente para os chineses. Fez um acordo com o governo baiano que assumiu o imóvel prometendo paga-lo a preço de mercado. Se isso vai acontecer, ninguém sabe.

E no final das contas o governo da Bahia acabou entregando a antiga fábrica da Ford para a BYD e ninguém sabe a qual custo. Se os chineses irão pagar ou não pelas instalações ou se foi um presente da população baiana através dos impostos que paga. E a BYD já anunciou a produção de veículos nacionais e o primeiro modelo deve ser o Dolphin, compacto 100% elétrico que já está a venda no Brasil por R$ 150 mil.

Acompanhe Vamos de Carro também no Instagram e no Youtube.

Antonio Carlos da Silva para a Band News FM

Avatar

Antonio Carlos da Silva