COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Falta de planejamento e queda nas vendas são os motivos das dívidas empresariais

 Cresce o número de empresas endividadas

Foto ilustrativa: Freepik

O número de empresas que estão passando por crises financeiras aumentou significativamente nos últimos anos. Muitas delas, inclusive, fecharam suas portas, algumas afetadas por agentes externos, outras, prejudicadas por uma gestão interna ineficiente.

Existem vários motivos que levam uma empresa a contrair dívidas. Dentre os principais motivos de endividamento e que têm levado à inadimplência estão a falta de planejamento financeiro; controle orçamentário deficiente; queda nas vendas e dependência de capital externo.

Mas o que fazer para sair da zona de endividamento?

Eu conversei com consultores de empresas e pedi a eles que me apontassem algumas soluções para negócios que estão passando por uma fase difícil em função do endividamento. A primeira dica é fazer uma avaliação do cenário atual. Ou seja, é importante, antes de tudo, analisar com calma a situação em que a empresa se encontra, ver onde estão os pontos falhos na gestão e, inclusive, ouvir os clientes. Falar com os clientes pode ser muito produtivo para entender o que precisa ser revisto ou investido.

Outra dica fundamental para qualquer negócio que deseja se reerguer financeiramente é organizar os prazos. Muitos empréstimos decorrem da falta de administração quanto aos prazos de recebimento e pagamento. Portanto, é fundamental ficar de olho nas datas e nos contratos estipulados. Assim, a instituição arrecadará com segurança e cumprirá o que deve.

A negociação das dívidas com os credores também é importante?

Sim! Para evitar que o rombo seja cada vez maior, os empresários devem negociar suas dívidas em prazos ou descontos que cabem no orçamento do negócio. Dessa forma, evita-se que a receita gerada pela empresa não fique totalmente em função de suas despesas. Para tanto, há diversos institutos jurídicos e financeiros que podem ajudar.

Por fim, o endividamento empresarial é hoje um tema recorrente entre os gestores, tanto sob a ótica preventiva quanto remediadora a situações já concretizadas. Avaliando o grande aumento de organizações em crise financeira, percebe-se que o ideal é, desde o início, criar uma base sólida de gestão de riscos e controle orçamentário. Outra dica valiosa é buscar auxílio de profissionais que prestem assistência e aconselhem na tomada de decisões.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin