COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Nome ideal deve ser curto, forte e se diferenciar da concorrência

 Criar o nome de uma empresa exige pesquisa e criatividade

Foto ilustrativa: Freepik

O Brasil tem hoje mais de 21 milhões de empresas ativas, sendo que só aqui no Paraná são mais de um milhão e meio. Novos negócios continuam surgindo a cada dia e para quem está empreendendo, um dos passos mais importantes é escolher um nome para a empresa.

Esta não é uma tarefa fácil, afinal são milhares de marcas disputando o mercado e que não podem ser repetidas. Outro detalhe: o nome de uma empresa tem que ser forte, pois segundo pesquisas, 77% dos consumidores fazem compras com base em um nome de marca.

Segundo o Sebrae, o nome ideal é aquele tem apelo entre os consumidores, se diferencia dos concorrentes, é pronunciável e facilmente escrito.  Há quem diga que escolher o nome da empresa é tão importante quando escolher o nome de um filho.

Agora, antes de começar a definir o nome da empresa, é preciso estar atento a alguns detalhes e responder a algumas perguntas. Em primeiro lugar, o empreendedor deve definir o seu público-alvo e levantar o máximo de informações sobre os seus futuros clientes.

O segundo passo é criar uma lista de produtos e serviços que serão oferecidos pela empresa, definindo qual o lugar que quer ocupar na mente do público-alvo. Também é importante estabelecer os benefícios que a marca oferecerá em relação aos concorrentes.

Com essas informações em mãos, chegou a hora de definir o nome, que deve ser curto e de fácil escrita, pois isso ajuda a fixar na memória dos clientes. Além disso, é fundamental que o nome do negócio tenha uma boa sonoridade, seja criativo e se diferencie dos concorrentes.

Também deve-se evitar modismos. Ou seja, escolher o nome do empreendimento baseado em uma tendência não é a melhor opção. Essa escolha pode fazer com o que o nome da empresa esteja relacionado a algo que poderá deixar de existir e, assim, a ideia não fará sucesso no futuro.

Depois de escolher o nome, como deve ser feito o registro da marca?

Após a escolha do nome ideal, é hora de verificar se ele está disponível legalmente. Caso ninguém tenha o registrado no registro.br, é importante que o empresário procure no banco de marcas do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e na Junta Comercial do seu estado. Para que a ideia não seja utilizada por outra pessoa, é preciso registrá-la imediatamente.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin