COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin
 Empresas de tecnologia ofertam treinamento para o agronegócio

Foto: Divulgação

A tecnologia está cada vez mais presente no meio rural garantindo inovação e contribuindo para o aumento da produção, através de máquinas de última geração, drones, softwares para gestão agrícola, entre outras ferramentas que estão utilizadas para otimizar as lavouras. 

No entanto, a grande dificuldade hoje dos produtores rurais é encontrar profissionais qualificados e que dominem as novas tecnologias. Visando capacitar profissionais do agronegócio, a Bouwman Tecnologia Agropecuária, que é hoje uma das maiores fornecedoras de máquinas e equipamentos do Brasil, acaba de inaugurar o Centro de Treinamento da América Latina Bernard Krone, com sede em Castro. Desenvolvido em parceria com a Krone, o centro de treinamento recebeu investimento de R$ 6 milhões e deverá reunir profissionais de diversas partes do país para ter a oportunidade de aprender com professores alemães.

Eu conversei com o diretor comercial da Bouwman, o empresário Rafael Bouwman, e ele me contou que existe um vazio muito grande de técnicos e este centro de treinamento que atenderá não só o Brasil como empresas de toda a América Latina, terá capacidade para treinar simultaneamente 56 pessoas.

O Centro de Treinamento contará com dois laboratórios, duas salas de aula, espaço para montagem das peças dos veículos e adotará o mesmo modelo utilizado pela Krone na Alemanha, incluindo a metodologia de ensino e equipamentos importados do país europeu. Dessa forma os técnicos poderão realizar uma imersão na parte teórica e então aplicar o que aprenderam nos laboratórios.

Segundo me informou o empresário Rafael Bouwman, o primeiro treinamento será realizado já na próxima semana.  E um dos primeiros usos do CT será um programa de Trainee para o qual estão sendo recrutados técnicos em regiões específicas do país onde há grande concentração de clientes.

Vale destacar que a ideia do CT surgiu após treinamentos realizados na Europa, onde a Bouwman capacitava seus profissionais. A empresa enviava suas equipes todo ano para a Alemanha, então decidiu oferecer os treinamentos aqui e reunir profissionais de diversas partes do país para terem a oportunidade de aprender com os mesmos professores que lecionam no continente europeu.

O centro de treinamento também oferecerá cursos para todos os perfis de profissionais, sem se limitar aos trabalhadores da Bouwman e da Krone. Futuramente, o centro contará com parceria do Senai para oferecer cursos relacionados às máquinas de agropecuária.

A Bouwman também pretende ampliar a estrutura próxima ao Centro de Treinamentos com a construção de uma oficina matriz e de um centro logístico, permitindo maior velocidade na distribuição das máquinas e componentes para todo o Brasil. O projeto prevê também o desenvolvimento de setores de pintura, caldeira e depósito para máquinas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin