COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin
 MEIs respondem por 62% dos empregos com carteira assinada

Foto: Freepik

Hoje é o Dia do Empreendedor e empreender, na maioria dos casos, é, de fato, um verdadeiro desafio. Por isso, esta é uma data muito importante, principalmente para os micros e pequenos negócios e microempreendedores individuais, que representam 99% das empresas brasileiras, respondem por 62% dos empregos com carteira assinada e contribuem com um quarto do Produto Interno Bruto (PIB).

O próprio conceito da palavra empreender, que significa “decidir ou realizar”, já explica o difícil caminho que será percorrido pelos donos de empresas, bem como os desafios que enfrentará, e que incluem concorrência, divulgação, precificação, estudo de mercado, fornecedores, equipamentos, funcionários, entre muitos outros.

Vale destacar que a origem exata do “Dia do Empreendedor” não está atrelada a um único evento histórico global. No Brasil, a data foi instituída no ano de 2005, em alinhamento com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Esse reconhecimento oficial veio em resposta ao crescente impacto das micro e pequenas empresas no panorama econômico brasileiro. 

E em tempos de crise econômica, são os empreendedores que frequentemente encontram maneiras inovadoras de se adaptar, pivotar e crescer, mantendo assim a economia em movimento. Além disso, a diversidade dos negócios brasileiros, desde o pequeno vendedor de rua ao magnata da tecnologia, garante uma variedade de fluxos de receita e inovações constantes.

O sucesso de qualquer empreendimento começa com um planejamento sólido. Assim sendo, o ideal é definir metas claras de longo prazo, identificar os desafios e oportunidades e elaborar um plano de ação realista. Para se manter ágil e adaptável em um ambiente empresarial em constante mudança, é importante reavaliar e ajustar os planos de negócio sempre que for necessário.

Outros itens que não podem ser esquecidos é ter um orçamento realista e fazer investimentos inteligentes. Como se sabe, os recursos financeiros não são infinitos, por isso é importante avaliar com cuidado as áreas que precisam de investimentos e quais podem esperar. Nesse sentido, o empreendedor deve ter sempre em mente que investir não significa gastar dinheiro a toa, nem guardar tudo sem propósito; a ideia é direcionar os recursos de forma estratégica para alcançar os objetivos do negócio.

Por fim, os empreendedores nunca devem se esquecer de colocar os clientes em primeiro lugar, afinal de contas clientes satisfeitos se tornam divulgadores em potencial e defensores da marca, atraindo novos negócios.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin