COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Identidade visual atua como vestimenta para empresa se apresentar ao mundo.

 Boa identidade visual impulsa crescimento dos negócios

Foto: Nuraghies – Freepik

Investir na criação visual e no design gráfico é fundamental para os empresários ou mesmo profissionais autônomos que querem ver o seu negócio crescer. Afinal de contas, o design gráfico tem forte desempenho na comunicação visual, transmitindo mensagens de maneira eficaz e criando uma identidade única para a marca.

A composição da identidade visual de uma empresa ou de um profissional autônomo abrange desde a papelaria física, as cores, logotipo, tipografia, grafismo e slogan que refletem um nome, ideia, o produto, a empresa ou o serviço.

Segundo explica a empresária paranaense Sté Prestini, responsável pela criação da identidade visual de várias empresas nacionais e globais, os elementos não são apenas decorativos, mas uma parte integrante da estratégia de comunicação e marketing, ajudando a criar uma imagem coesa e profissional. Ou seja, atua como a “vestimenta” com a qual a empresa ou o profissional autônomo se apresenta ao mundo. Também pode ser considerada o primeiro ponto de conexão com o público-alvo tendo em vista as preferências, estilo de vida e círculo social.

Se a marca não tem uma identidade visual que se comunique bem com seu público, pode passar a impressão de ser uma empresa de pouca credibilidade. Ou seja, a identidade visual gera sentimento de identificação e confiança. E independentemente do tamanho ou da área de atuação todas as empresas devem ter uma identidade visual.

Por exemplo, uma identidade que provoca sensações positivas, tende a incentivar o cliente a fazer associações favoráveis sobre a marca. 

Como esse é o primeiro contato do consumidor com a empresa, também pode ser o fator decisivo para atrair clientes, uma vez que influencia na decisão de compra ao despertar o interesse e o desejo pelas soluções da marca. 

Agora, como as mudanças são comuns dentro das empresas, uma vez que os negócios tendem a crescer e a evoluir, é comum que a identidade mude ao longo dos anos, acompanhando as transformações internas e externas das organizações. 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin