COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

As estratégias devem ter flexibilidade para considerar ajustes que precisam ser feitos.

 Boas estratégias são essenciais para o crescimento do negócio

Foto: jcomp-Freepik

Muitas empresas nascem e crescem de forma desordenada, e até sobrevivem por um período. No entanto, em tempos de mudanças políticas, econômicas, sociais e tecnológicas, num mercado altamente competitivo, sobreviver com resultados diferenciados exige muita organização, controle e inovação.

Portanto, o que não pode faltar em um negócio são as estratégias. Por exemplo, se uma empresa que está começando as suas atividades, definir a estratégia que vai trilhar no mercado, fará grande diferença, pois, ao conhecer as suas potencialidades e as limitações, poderá evitar falhas e, certamente, alcançará resultados mais consistentes.

Já se a empresa está no mercado, é fundamental repensar a forma de operação. Num ambiente de constantes mudanças, pode ser necessário efetivar processos de reestruturação para sobrevivência e competitividade.

Entre as alternativas de estratégias empresariais mais adotadas estão as de crescimento, que visam o aumento das vendas e dos lucros; a estratégia de estabilidade, que é comum quando há operações em diversos setores. Neste caso, a empresa pode concentrar suas operações, seus esforços administrativos, nas empresas existentes, sem aumentar suas unidades; e a estratégia de redução, quando os resultados estão abaixo do esperado.

Sim! A primeira estratégia é conhecer o seu público alvo, bem como o tipo de atendimento que vem sendo prestado. A segunda estratégia é qualificar a equipe. Ou seja, é necessária uma capacitação constante para que a equipe se mantenha atualizada sobre os produtos e serviços, bem como sobre a abordagem que deve ser utilizada com os clientes. Um profissional mal qualificado pode facilmente deixar os clientes insatisfeitos, o que resultará na queda das vendas.

Outra estratégia importante para aumentar as vendas é criar incentivos, com promoções, descontos e ofertas especiais que atraiam os clientes e os incentivam a comprar vários itens ao mesmo tempo. As empresas também podem se beneficiar da personalização de ofertas, como registrar os aniversários de clientes que têm associações de fidelidade e oferecer descontos personalizados de acordo. 

Em um sentido mais geral, os lojistas podem criar seus próprios feriados em torno da marca para atrair novos compradores e reter clientes fiéis. Muitos consumidores estão simplesmente procurando um motivo para comprar mais e, se quem conseguir encontrar um motivo criativo para dar a eles, verá um aumento nas vendas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin