COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Ferramenta melhora resultados e diminui riscos

 Business Intelligence é adotado pelos moinhos do Paraná

Foto: Valterci Santos

Administrar uma empresa de forma adequada, considerando riscos e retornos para tomar decisões assertivas, não pode ser uma jogada de sorte. Isso porque, a administração e a gestão de qualquer companhia demandam conhecimento, experiência e acesso a recursos que podem facilitar grande parte dos processos internos.

Assim sendo, é muito importante que o empresário faça um planejamento e tenha os elementos necessários para conduzir o seu negócio apropriadamente. E o Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios é a chave para tudo isso. Ou seja, este conceito oferece meios para que seja possível atuar com mais tranquilidade, podendo se basear em dados e estatísticas precisas sobre um estabelecimento, gerenciando-o adequadamente.

Aliás, os 70 moinhos de trigo, que operam no Paraná, preocupados na melhor tomada de decisões em cima de dados, estão investindo na implementação do Business Intelligence em suas estruturas organizacionais. Ontem por exemplo, o Sindicato da Indústria do Trigo do Paraná em parceria com a JValério Gestão e Desenvolvimento, promoveu o Workshop Moatrigo 2023 reunindo executivos, colaboradores e fornecedores dos moinhos de trigo.

Eu conversei com o professor da Fundação Dom Cabral, Hermógenes Crosara Junior, que palestrou neste workshop, e ele me explicou que todas as empresas têm dados, alguns mais consolidados, mas a grande discussão é como fazer um processo inteligente de negócios.

O professor lembra que o conceito de Inteligência nos Negócios e Inteligência Artificial   não são novos. No entanto, é muito recente a aplicação e descoberta do impacto positivo dessas ferramentas agregadas às realidades empresariais.

Ainda segundo Crosara, essas ferramentas fortalecem as empresas, principalmente o conhecimento a respeito do negócio em questão. Em modelos preditivos, ou seja, aqueles que se utilizam de dados do passado para prever comportamentos de um cliente, são avaliadas as variáveis para que as decisões sejam assertivas. Por outro lado, as melhorias nos processos agilizam no poder decisório. Quando o gestor passa a analisar indicadores e variáveis de produção, várias iniciativas surgem, com a avaliação de cenários, competitividade e custo. O professor destaca também que a avaliação deve ser feita de uma forma geral, do planejamento à execução, sendo um momento de amadurecimento empresarial necessário a toda e qualquer organização.

Qual a importância dos moinhos de trigo para a economia do Paraná? 

O Paraná é hoje o segundo maior produtor de trigo do Brasil, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul. Nada menos do que 60% da produção nacional de trigo é proveniente desses dois estados da Região Sul.

Diante de tamanha produção é fundamental que os moinhos tragam a inteligência para todas as áreas dos seus negócios. Segundo me disse o professor da Fundação Dom Cabral, levando em consideração a visão integral que se atinge por meio do Business Intelligence, no negócio, outro benefício é a de prevenção de riscos, pois como se consegue visualizar de modo mais profundo como conduzir adequadamente a empresa, certamente é possível prever os riscos que podem surgir na gestão.

Agora, não é possível evitar todos os imprevistos dentro de um negócio, mas é indicado que se minimize os transtornos que ocorrem em certos momentos da rotina empresarial. Porém, com o Business Intelligence, isso é muito mais controlável, diminuindo os erros da gestão.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin