COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Uso de celulares virou hábito para os empreendedores.

 Canais digitais ajudam pequenos negócios a vender mais

O mercado está cada vez mais competitivo e isso vem exigindo que as empresas desenvolvam estratégias para alcançar o seu público-alvo da melhor forma possível, fidelizando clientes e agregando valor à marca.

Nesse sentido, os empreendedores, de uma forma geral, estão investindo cada vez mais nas estratégias digitais para alavancar os seus negócios. O uso dos celulares, por exemplo, virou hábito para os empreendedores e mais de 98% usam e acessam internetpelo aparelho, conforme aponta a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae. Por conta do uso da tecnologia, o WhatsApp, Instagram e Facebook são os principais meios digitais utilizados, principalmente pelos pequenos negócios.

E entre os serviços oferecidos aos clientes pelas redes sociais, os empreendedores têm disponibilizado catálogos, preços, personalização de produtos ou serviços, espaço para reclamação ou sugestões e o Fale Conosco. Só para se ter uma ideia, os canais digitais chegam a representar 40% das vendas dos pequenos negócios.

No caso específico do WhatsApp, essa tem sido uma ferramenta bastante utilizada, uma vez que 93% da população brasileira com acesso à internet, ou 169 milhões de pessoas usam esse canal.

O primeiro passo para vender pelo Whatsapp é baixar a versão de negócios, ou seja, o Whatsapp Business, e fazer o cadastro. Vale destacar que o Whatsapp Business é uma versão aprimorada do aplicativo para quem tem um negócio. Ele apresenta funcionalidades únicas e adaptadas para facilitar as vendas. Esse aplicativo também permite que o mesmo número do celular seja usado por mais de um colaborador da equipe de vendas. 

O segundo passo é o empresário olhar para a sua estratégia comercial e se perguntar em que momento deve entrar em contato com os seus clientes.  

Por fim, o empresário deve elaborar estratégias que condizem com o seu público alvo, funil de vendas e com o que a empresa vende. Também não se pode esquecer de adequar a comunicação à voz da marca do negócio.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin