COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Foto da Colunista Mirian Gasparin

É fundamental saber o momento certo da ampliação para não colocar em risco o empreendimento

 Chegou a hora de expandir os negócios?

Foto: Pixabay

Quando a empresa começa a crescer e as perspectivas futuras são promissoras, é natural que o empreendedor comece a se questionar se já está na hora de expandir o seu negócio ou colocar a sua marca em outros mercados.

A verdade é que identificar a hora certa de expandir um negócio é tão crucial quanto colocar o plano de ampliação em prática. Mas, por que será que é tão importante saber o momento certo de expandir seu negócio?

Pois bem, eu fiz esta pergunta a consultores de empresas. A resposta unânime que eu encontrei foi porque identificar a hora certa permitirá uma expansão saudável e sustentável do negócio. Do contrário, essa ampliação pode ter um impacto negativo no empreendimento, podendo causar prejuízo econômico, acúmulo de estoque e sobrecarga de trabalho. 

Portanto, antes de partir para um plano de crescimento, é importante que o empresário tenha uma visão geral e realista do seu negócio além de entender os tipos possíveis de expansão.

Quando se fala sobre expandir um negócio, devemos lembrar que há vários tipos de ampliação. Alguns tipos de expansão, inclusive poderão gerar outros, pois estão associados a uma expansão de perfil de clientes, podendo, por exemplo, causar um aumento de vendas.

Uma forma muito comum de expansão é através de marcas. É o caso de empresas que decidem adquirir e agregar outras marcas que fazem sentido para o seu negócio.

Outra forma de crescer é através da expansão de vendas. Isso envolve uma mudança grande na operação da empresa, que inclui estoque, fornecedores, gestão, atendimento entre outros fatores. Por exemplo, a empresa vendia 500 produtos por mês e passa a vender 5 mil.

Também dá para crescer, através dos clientes. Ou seja, em vez de atender apenas um perfil de cliente, é possível ampliar os horizontes e abranger outros tipos de público.

No caso de um comércio eletrônico,o crescimento passa pelo uso de um marketplaceou ferramentas de venda em redes sociais. Já para uma loja física, pode significar disponibilizar seus produtos em outros pontos de venda, abrir filiais ou investir no modelo de franquias.

Por fim, o crescimento pode acontecer através da expansão geográfica, com vendas voltadas para outras cidades, estados ou países.

Confira a coluna em áudio:

Foto da Colunista Mirian Gasparin

Mirian Gasparin