COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Maiores vantagens são custos mais baixos e menor concorrência

 Cidades do interior são bons locais para abrir um negócio

(Foto: Ilustração/Freepik)

Embora as capitais apresentem melhor infraestrutura, maior número de consumidores e de fornecedores, as cidades do interior têm um enorme potencial de negócios, e não perdem em nada para os grandes centros.

Aliás, a busca por uma melhor qualidade de vida tem levado muitos trabalhadores a manifestarem o desejo de se mudarem para cidades do interior e construírem uma vida mais estável. Só para se ter uma ideia, pesquisas apontam que somente em São Paulo, nada menos do que 61% dos moradores da capital paulista mudariam para uma cidade do interior se pudessem.

Os empresários que estudam a possibilidade de abrir um novo negócio ou uma filial em cidades do interior encontrarão alguns benefícios. Eu conversei com alguns consultores de empresas e pedi a eles que me apontassem quais as vantagens de ter uma empresa no interior. Pois, bem, um dos maiores benefícios é o custo menor. No interior, o empreendedor gasta menos com despesas de aluguel, água, luz, serviços e, inclusive, mão de obra. O pagamento de salários também representa uma quantia menor do que seria nas capitais, tendo em vista que o custo de vida nesses lugares costuma ser bem mais baixo.

Outro ponto importante é que a competição é menor. Geralmente, existem alguns segmentos de produtos e serviços que têm pouca ou nenhuma oferta local. Então, é possível oferecer novidades que vão atrair os consumidores. E com pouca concorrência, fica mais fácil se tornar uma referência no mercado.

Já para as empresas dos grandes centros que têm sofrido com a rotatividade dos funcionários, no interior, este problema é menor. Como existem menos oportunidades de trabalho, a rotatividade dos colaboradores diminui. Isso também significa empregados mais experientes, que oferecem atendimento melhor aos clientes e têm mais conhecimento dos processos internos da empresa.

Quais os tipos de negócios são os mais recomendados para as cidades do interior?

Algumas áreas de atuação que costumam dar certo em cidades do interior são alimentação, manutenção e consertos, estética, moda e vestuário, produtos farmacêuticos e pet shop.

Além disso, outros dois modelos de negócio que apresentam boas chances de fazer sucesso são os food trucks e as franquias, cujas marcas já são conhecidas pela população do interior e podem atrair até moradores de outras cidades da região. Hoje existem microfranquias a partir de R$ 8 mil, que podem ser boas apostas para cidades do interior.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin