COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Empreendedores devem avaliar todos os detalhes que possam interferir no sucesso ou fracasso do projeto

 Como fazer da sua ideia de empreendimento um negócio rentável

Imagem: Reprodução

Ter uma boa ideia é, sem dúvida, um bom ponto de partida para criar um negócio. Mas nem todo insight que parece ser promissor tem, de fato, potencial para se transformar num empreendimento de sucesso. Estudos apontam que quase a metade dos negócios abertos, fecham as portas depois dos três primeiros anos de vida. Para não entrar nessa estatística, o primeiro passo que o empreendedor deve tomar é entender se o seu projeto realmente tem fôlego para decolar.

E o ponto de partida é elaborar um plano de negócios com base em várias informações e pesquisa. Outro item fundamental antes de transformar a ideia em uma empresa, é avaliar todos os detalhes que possam interferir no sucesso ou fracasso do projeto. Mas, na verdade, não existe uma fórmula garantida para o sucesso, pois empreender não é uma ciência exata. Eu conversei com alguns consultores de empresas e pedi a eles que me apontassem algumas dicas para que os empreendedores que têm boas ideias possam transformá-las em um negócio rentável.

Pois bem, uma ideia pode se tornar um negócio lucrativo desde que haja gente disposta a pagar pela solução que o empreendedor traz ao mercado. Em outras palavras, negócios lucrativos são aqueles que resolvem problemas reais e respondem às demandas de um determinado público.

O segundo passo é ter um modelo de negócio bem definido, analisando detalhadamente para quem, como e a que custos a proposta de valor será entregue aos clientes, além é claro, das atividades principais e as parcerias para viabilizar a ideia. O terceiro passo é testar a ideia, interagindo com o seu público. Nesse sentido é importante que o empreendedor já vá preparando o lançamento com a divulgação adequada que será dali em diante a forma de se comunicar com os clientes. Muitos empreendedores ficam tão focados na oportunidade de negócio conquistada que acabam concentrando seus esforços no produto ou serviço, ignorando totalmente que é necessário um mercado preparado para entender, receber e comprar o benefício desse negócio.

Por isso, é importante fazer uma pesquisa de mercado para descobrir se, naquele momento, existe um espaço para o lançamento do seu produto ou serviço. Também a concorrência deve ser analisada a fundo. Esse trabalho, feito ainda no início do processo, pode ajudar o empresário a lapidar a sua ideia e, assim, ter mais êxito ao transformá-la em oportunidade.

Por fim, é preciso saber se os recursos financeiros são suficientes para bancar a ideia do negócio. Então é hora de pegar a calculadora e fazer o levantamento dos custos necessários para a execução da ideia. Esses custos devem conter, por exemplo, o gasto com matéria-prima, mão de obra, pagamento dos impostos, investimentos em máquinas e equipamentos, a conta de telefone e aluguel do espaço para a execução do negócio, e assim por diante.

Confira o áudio da coluna que foi ao ar:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin