COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Terceirização ganha força como alternativa vantajosa economicamente.

 Frota é um dos principais gastos do negócio

Foto: wirestock Freepik

Para que as empresas se mantenham competitivas, lucrativas e relevantes no mercado é fundamental que apresentem uma boa performance com baixo custo.  Por isso, é importante identificar oportunidades para reduzir custos e aumentar a produtividade.

O custo da frota, por exemplo, é hoje um dos principais gastos em um negócio, impactando diretamente a precificação, vendas e resultados. Por isso, os empresários devem analisar cuidadosamente essa área junto às outras despesas, para identificar e eliminar possíveis desperdícios de recursos. Atualmente, 20% das empresas privadas optaram por frotas terceirizadas, mas a expectativa é de que este percentual deva crescer ainda mais nos próximos anos. 

No caso dos combustíveis, este gasto representa uma das maiores preocupações para os gestores de frota, ainda mais considerando o atual cenário de elevação nos preços. Outro item que preocupa é a depreciação, uma vez que os veículos perdem valor com o passar do tempo. Um carro novo, ao deixar a concessionária, já sofre uma depreciação imediata de 10%. Nos dois primeiros anos a desvalorização média é de 20% e de 15% nos anos seguintes.

As manutenções também são motivo de gastos para as empresas com frotas próprias. Por isso, é aconselhável que os gestores priorizem o conceito de prevenção periódica. Também é importante capacitar os colaboradores.  O modo como os motoristas dirigem, influencia diretamente nos custos e na taxa de depreciação dos veículos. Nesse sentido, é fundamental investir em treinamentos e capacitação em direção defensiva para os condutores, a fim de manter os gastos da frota sob controle.

E entre os custos mais onerosos está a segurança. Para prevenir roubos de cargas e veículos, é imprescindível adotar medidas de meios de proteção para o transporte de mercadorias e passageiros, empregando sistemas de monitoramento integrados da frota e dispositivos destinados à segurança dos veículos e das cargas, como botão do pânico, GPS, entre outros.

A terceirização de frotas vem ganhando força como uma alternativa vantajosa economicamente, proporcionando ainda acesso a tecnologias que promovem uma gestão veicular mais eficiente e assertiva, além de vantagens fiscais tanto para as locadoras quanto para as empresas locatárias.

As opções de locação para pessoa jurídica variam desde a meia-diária, até 36 meses, com variados modelos de veículos, do executivo aos utilitários.

Por fim, eu destaco, que ao terceirizar a frota, a empresa consegue focar em sua principal atividade, dedicando toda a eficiência operacional ao negócio propriamente dito. Dessa forma, a terceirização não só eleva a eficiência e produtividade, mas também garante a gestão especializada da frota.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin