COLUNAS

Colunistas // Antonio Carlos da Silva

Avatar

Número de inadimplentes é o maior desde fevereiro de 2015

 Cresce inadimplência no financiamento de veículos

Foto: divulgação

A inadimplência dos financiamentos de veículos é a maior desde fevereiro de 2015, chegando a 5,4% dos contratos com atrasos no pagamento há pelo menos 90 dias, de acordo com o Banco Central. Já segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), atualmente 63,8% dos carros estão sendo comprados à vista, número que estava na casa dos 40% em 2021.

Alinhada a essas mudanças estão os juros de financiamentos, que podem chegar a 57% ao ano em algumas instituições, de acordo com o Banco Central. Em paralelo, a taxa SELIC saltou de 2% em 2020 para os atuais 12,25%.

Neste ano, pelo menos duas alternativas aos financiamentos seguem ganhando destaque para os consumidores. De um lado, os aluguéis e assinaturas se tornaram opções para quem precisa de um carro para o dia a dia, onde o usuário pode escolher entre um aluguel por horas, dias ou semanas, além de uma assinatura mensal, trimestral ou anual. Do outro lado, os consórcios se destacam como uma opção de compra planejada e sem juros com prazo de até 100 meses.

Esse serviço cresceu mais de 16% neste ano, saltando de 91 mil veículos em dezembro de 2021 para mais de 106 mil neste ano. já uma projeção do BTG, aponta que o Carsharing deve chegar a 402 mil veículos no Brasil até 2032.

Acompanhe Vamos de Carro no Instagram e no Youtube.

Antonio Carlos da Silva para a BandNews FM.

Avatar

Antonio Carlos da Silva