COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin
 Crescem os negócios com terceirização e eletrificação de frotas

Foto: Kjpargeter / Freepik

Nos últimos anos, a terceirização de frotas de veículos vem ganhando popularidade, diante das vantagens às empresas que desejam otimizar suas operações e reduzir custos. Um relatório divulgado por uma consultoria especializada em gestão de frotas revelou que, nos últimos cinco anos, o mercado global de terceirização de frotas cresceu 10% ao ano. A expectativa é de que esse crescimento continue, impulsionado pela crescente conscientização dos empresários e executivos de negócios de todos os tamanhos sobre os benefícios da terceirização.

Só para se ter uma ideia do tamanho do mercado de terceirização de frotas, hoje, 77% das empresas brasileiras que precisam transportar os seus produtos contratam uma transportadora para realizar este tipo de serviço, enquanto que 28% utilizam frota própria. Vale destacar que desses percentuais, algumas empresas fazem uso da frota mista. Ou seja, além de terem seus próprios recursos para fazer o transporte, ainda assim terceirizam o serviço de acordo com a necessidade.

Eu conversei com consultores de negócios e pedi a eles que me apontassem algumas vantagens da terceirização de frotas. A primeira vantagem é que as empresas podem evitar gastos com a compra de veículos, manutenção, seguro e gerenciamento interno da frota. Com a redução dos custos operacionais, as empresas podem usar esses recursos em outras áreas essenciais do negócio. Também não precisa se preocupar com os veículos parados nos períodos de baixa demanda.

Outra vantagem da terceirização é que a frota estará sempre atualizada, com veículos mais eficientes, seguros e sustentáveis, e não precisa pagar o IPVA. Também terão acesso às soluções tecnológicas mais eficientes para otimizar a operação da frota, como é o caso da telemetria.

A locação de veículos elétricos está se tornando uma tendência cada vez mais forte para as frotas do futuro. Com a crescente preocupação com a sustentabilidade e a redução da pegada de carbono, a eletrificação dos veículos ganha espaço no setor empresarial.

Atualmente, os veículos elétricos já correspondem a 37% da frota brasileira, ou seja, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores são 135 mil automóveis e comerciais leves elétricos em circulação.  A pesquisa da Fenabrave também aponta que em apenas um ano, houve um aumento de 41% no número de emplacamentos de veículos elétricos ou híbridos.

Isso mostra que tanto pessoas físicas quanto empresas estão buscando adotar veículos elétricos em suas frotas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover uma imagem de responsabilidade ambiental.  Nesse sentido, a locação é uma opção mais atraente, pois as empresas podem ter acesso às tecnologias de ponta sem precisarem de grandes investimentos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin