COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin
 Cultura de inovação deve fazer parte de todos os negócios

Foto: Freepik

Embora ainda esteja associada às empresas de tecnologia, a cultura de inovação deve estar presente em qualquer negócio, independentemente do ramo de atuação. Isso porque ela permite que as empresas compreendam e se adaptem rapidamente às novas necessidades e tendências do mercado, que por sinal evoluem de uma forma cada vez mais rápida.

A cultura de inovação também é uma maneira das empresas se anteciparem em relação à concorrência e de responderem de uma forma eficaz às mudanças no cenário competitivo, fortalecendo a posição no segmento de atuação e no relacionamento com os clientes.

E para quem ainda pensa que a implantação de uma cultura de inovação num negócio exige altos investimentos, está enganado. O que não pode faltar, é a valorização das ideias dos colaboradores. Ou seja, qualquer ideia deve ser apoiada. Ao agir dessa forma, a empresa inteira terá atitudes positivas e inovadoras.

Outro item importante é a qualificação dos funcionários e disponibilizar ferramentas, tecnologia e tempo para que haja colaboração e inovação. Aliás, existem algumas empresas que estabelecem nada menos do que 20% do dia para que os colaboradores elaborem ideias, façam cursos voltados para a sua área ou para a qualificação de inovação.

Também é importante destacar que as ideias de inovação para empresas não se aplicam apenas a produtos ou processos. Na verdade, a inovação pode e deve ser estendida às práticas de atendimento aos clientes, resultando num atendimento mais rápido, eficiente e personalizado. A consequência é a satisfação e lealdade de quem compra do negócio.

Sim! A criação de novos produtos ou serviços certamente aumentará as fontes de receitas. Afinal, quanto mais inovadores e constantes são os aprimoramentos nos fluxos de trabalho, maior será a eficiência e a otimização de recursos e os desperdícios vão diminuir. Uma cultura inovadora também encoraja os profissionais a explorarem essas oportunidades, o que se refletirá nos lucros no médio e longo prazo.

Por fim, errar também é parte importante da cultura de inovação. Para inovar, é preciso correr riscos e até tropeçar pelo caminho. Se algo não der certo, os empresários não devem ficar tristes, mas encararem como um aprendizado para tentarem algo ainda melhor. O importante é não desistir.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin