COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Inteligência Artificial melhora qualidade de atendimento aos consumidores.

 Dia do Consumidor: entregar experiências é obrigatório

Foto: Freepik

Hoje é o dia do consumidor, também conhecido como Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. A data é considerada uma das mais importantes para o setor varejista. Anualmente os consumidores têm na semana e no dia 15 de março, a oportunidade de comprar produtos e contratar serviços com descontos.

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, oficialmente, em 15 de março de 1983. Entretanto, tudo começou em 15 de março de 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez um discurso salientando os direitos que todo consumidor tem em relação à segurança, informação, à escolha e de ser ouvido. No Brasil, a data ganhou destaque com a aprovação do Código de Defesa do Consumidor, em 1990.

E com o passar dos anos, muita coisa mudou, principalmente o perfil dos consumidores. No mundo dos negócios, para que os clientes fiquem satisfeitos, entregar experiências e adotar estratégias eficazes se tornaram itens obrigatórios.

No caso da Inteligência Artificial, estudos apontam que 73% dos consumidores esperam mais interações com esse recurso e acreditam que ela melhorará a qualidade do atendimento ao cliente.

Eu conversei com consultores de varejo, e eles me garantiram que, em termos práticos, a Inteligência Artificial pode contribuir de forma ativa para a redução de gargalos no atendimento, na geração de conteúdo de informações atualizadas e automatizadas e na personalização das interações. E o melhor de tudo é com menor custo e alto nível de entrega. 

O primeiro benefício citado pela maioria dos consultores de varejo é o alto nível de personalização. Ou seja, com o auxílio da Inteligência Artificial e do armazenamento de dados, é possível construir dossiês altamente personalizados sobre os clientes e suas jornadas de compra. Outro destaque é o acesso facilitado a insights e dados importantes. Isso significa que a Inteligência Artificial integrada a ferramentas de atendimento é capaz de gerenciar informações, combinando dados sinérgicos para direcionar tomadas de decisão cada vez mais coerentes.

Por fim, para entender como a Inteligência Artificial pode transformar a experiência do cliente, é fundamental falar sobre automatização. Enquanto os robôs se encarregam de fluxos de atividades repetitivas e operacionais, os colaboradores têm tempo e disponibilidade para focar em outros pontos da jornada, podendo se dedicar mais à criação de experiências únicas para os consumidores.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin