COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Vitrines decoradas, promoções e boas opções de pagamento não podem faltar

 Dia dos Namorados: lojistas se preparam para aquecer as vendas

Foto ilustrativa: Freepik

Daqui a uma semana será comemorado o Dia dos Namorados. E nos dias que antecedem a data é comum que os consumidores procurem ideias de presentes ou preço dos produtos que irão comprar.

Em primeiro lugar, as lojas físicas devem caprichar nas vitrines, utilizando cores e elementos relacionados ao Dia dos Namorados, como corações, flores e velas, para transmitir uma atmosfera acolhedora e propícia ao romance. Outro item importante é oferecer uma experiência de compra personalizada, incluindo cartões ou embalagens especiais para presentes. É que os pequenos detalhes fazem toda a diferença e podem encantar os clientes, tornando-os mais propensos a recomendar o seu negócio para outras pessoas.

Para ajudar quem está em dúvida e deixou para escolher o presente na última hora, um formato que costuma funcionar é fazer uma seleção de produtos. Mesmo que a loja não tenha lançado uma coleção especial de produtos, este ano, para a data, é possível fazer uma relação das mercadorias com maior saída no dia mais romântico do ano.

Já as promoções são fundamentais e não podem faltar. Se o próprio lojista muitas vezes se frusta, achando que tudo está muito caro, o mesmo acontece com os consumidores. Por isso, é importante conquistar o coração dos clientes oferecendo descontos ou, se não puder baixar muito o preço, deve-se tentar outros métodos de promoção. Por exemplo: combinar produtos e serviços pode ser uma ótima ideia. O cliente economiza na compra total enquanto o faturamento da loja aumenta. Promoções dois em um também têm tudo a ver com o Dia dos Namorados.

E como deve estar o estoque de mercadorias nas lojas físicas e online, na semana que antecede o Dia dos Namorados?

O estoque precisa estar bem abastecido. Na semana que antecede o Dia dos Namorados não tem como trabalhar com estoque baixo. O lojista que conta com um local próprio de armazenamento, deve ser inteligente na organização dos produtos. Para tal, deve usar conceitos logísticos que otimizem o tempo na hora de procurar por um item, que está sendo buscado pelo cliente.

Além disso, é preciso estar ciente de todos os itens e quantidades que estão disponíveis no seu estoque. Perder o controle sobre isso é perder o controle sobre a sua capacidade de venda e entrega.

Por último, esta dica serve tanto para as lojas físicas quanto online, que é facilitar a vida dos clientes oferecendo diferentes opções de pagamento, como parcelamento sem juros, pagamento com cartões de crédito ou carteiras digitais. Essas facilidades podem aumentar a conversão de vendas e conquistar a confiança dos consumidores.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin