COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin
 Dia dos Pais: estratégias ajudam a elevar o faturamento

Foto: José Fernando Ogura/AEN

Entramos em agosto e no segundo domingo do mês é comemorado o Dia dos Pais, que representa uma das melhores oportunidades de aumento de vendas para os empreendedores do varejo. 

É importante lembrar que, no ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado as vendas na semana do Dia dos Pais aumentaram quase 12% em relação a 2021, período ainda marcado pela pandemia.

Faltando menos de duas semanas para a data, é importante que os lojistas se preparem, montem estratégias de venda e tracem um planejamento eficaz para se posicionarem de forma efetiva em relação aos concorrentes.

Embora o tempo seja curto, este é o momento para fazer uma análise dos estoques e verificar se as mercadorias disponíveis são suficientes para suprir a demanda. Uma boa dica para saber se o estoque é suficiente, é fazer um levantamento de quantas mercadorias foram vendidas nas últimas datas comemorativas e fazer uma projeção para este ano.

Para as lojas físicas, se as apostas em torno das vendas forem positivas, dá para pensar em reforçar a equipe. Já se o negócio for online, e está em atividade há mais de um ano, vale verificar o histórico de pedidos das datas anteriores para usar como referência.

Eu conversei com consultores de varejo e pedi a eles que apontassem algumas dicas aos lojistas curitibanos visando o aumento das vendas no Dia dos Pais. A primeira dica é dar um toque especial nas vitrines, que são responsáveis por atrair os consumidores para dentro da loja. Não dá para esquecer que as vitrines devem ser criativas e originais. Se a loja não tiver um mostruário com peças bonitas e com opções de presentes para os pais, dificilmente o cliente, principalmente o novo, entrará no local.

No caso do comércio eletrônico, as postagens nas redes sociais com layouts que remetam à data, vão estimular o consumo. Vale também apostar em um catálogo de whatsapp elaborado especificamente para a data.

O Dia é dos Pais, mas todas as ações nessa data devem ser pensadas nos filhos, afinal, são os filhos quem vão às compras. Assim sendo, um atendimento personalizado pode ajudar na escolha dos presentes?

Escolher um presente nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, oferecer um atendimento personalizado é uma boa opção, uma vez que este profissional saberá conversar com o cliente e tirar o máximo de informações sobre quem vai ganhar o presente. Em lojas online, a opção é criar um espaço exclusivo para a data, ou montar um catálogo de produtos que possa agradar os filhos. 

No caso de consumidores indecisos, uma opção é disponibilizar o vale-presente. Dessa forma, o filho ou pessoa que vai presentear, ficará mais tranquilo ao saber que a escolha ficará por conta do presenteado.

Por fim, para aumentar as vendas nestas duas semanas que antecedem o Dia dos Pais vale a pena apostar em descontos; dar brindes ou frete gratuito nas compras online; criar combos e kits com preços acessíveis e facilitar as formas de pagamento.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin