COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Só a questão de preços não é mais suficiente para ganhar da concorrência

 Diferenciar o negócio dos concorrentes é questão de sobrevivência

Foto: Freepik

O mercado de uma forma geral vivencia um momento de muita concorrência. E para se diferenciar e estar presente na memória dos consumidores, várias estratégias devem ser adotadas. Caso contrário, estar cercado de vários tipos de negócios e não oferecer algo único aos seus clientes pode levar a empresa à estagnação e, no longo prazo, até a falência.

Na atual situação, só a redução de preços não é mais suficiente. É claro que criar a imagem de ser uma marca com preços baixos e produtos iguais ou melhores que os concorrentes, traz algumas vantagens. Porém, a diferenciação de preços nem sempre é fácil de ser aplicada. Mas se a empresa conseguir trabalhar com preços menores e ainda manter uma margem de lucratividade, poderá superar os concorrentes.

Eu conversei com alguns consultores de negócios e pedi a eles que elencassem algumas estratégias para que as empresas paranaenses possam se diferenciar de uma maneira correta.

A primeira delas é focar no branding. Ou seja, uma empresa precisa ter personalidade, para se aproximar de seus clientes. Portanto, é preciso trabalhar a gestão de marca para que a empresa tenha voz, valores e personalidade.

Outra estratégia que não pode faltar é o atendimento. Todo cliente precisa ter uma experiência positiva. Então é fundamental oferecer agilidade, eficiência e nunca tentar empurrar produtos parados no estoque.

Em relação a produtos, quando a qualidade é superior à concorrência, fica mais fácil se diferenciar com boas campanhas de marketing. Mas, o que fazer quando a empresa não tem um produto inovador e nem superior em qualidade?

Neste caso, a empresa tem que criar. Se essa for a necessidade do negócio, o fundamental é encontrar uma oportunidade no mercado e criar um produto novo, seja ele totalmente inovador ou que tenha um certo nível de escassez. Também para diferenciar o produto da concorrência, é preciso que ele seja realmente único. Caso a empresa venda algo muito comum, essa estratégia não será eficaz.

Por fim, para se diferenciar da concorrência é essencial pesquisar os clientes. Ter informações sobre o consumidor é o que irá ajudar a pautar a diferenciação da empresa.

Ouça a coluna desta sexta-feira (11) na íntegra:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin