COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Mercado pet deve continuar crescendo dois dígitos por mais 30 anos.

 Empresa de ração animal cresce 255% em cinco anos

Foto: Divulgação

O mercado de alimentação animal vem crescendo a passos largos nos últimos anos, com destaque para a produção e venda de rações para cães e gatos. Hoje, a venda de rações corresponde a 80% do total do faturamento do setor pet.

E entre os destaques deste mercado está a paranaense New Pet, que produz seis linhas de rações. A indústria fundada há 15 anos, registrou nos últimos cinco anos um aumento de 255% em seu faturamento. E para 2024, espera um crescimento de mais 44%.

No ano passado, a empresa inaugurou um parque fabril, no município de Imbituva, tendo investido R$ 20 milhões de capital próprio. A New Pet também está com um projeto aprovado para construção de um parque fabril no interior São Paulo, onde deve investir R$ 35 milhões. Outras cinco novas plantas industriais estão em estudo, visando atender todo o País.

Eu conversei com o empresário Leonel Mazzini, presidente fundador do Grupo New Pet, e ele me contou que trouxe a vontade de entrar no mercado de alimentação animal da cidade mineira de Muriaé. Quinze anos atrás, ele largou o emprego estável de gerente de banco para morar no Paraná e construir, do zero, sua empresa com foco em pets. Mazzini optou por Campo Largo, para abrir o seu centro de distribuição e começar a própria produção. A localização foi escolhida com base na logística e no fornecimento de ingredientes.

Hoje a indústria, que produz 2.500 toneladas mensais de rações para cães e gatos, usa todos os insumos comprados de empresas do Paraná. 

Eu perguntei ao empresário a que ele atribui o grande crescimento da sua indústria, e ele me disse que foram as boas oportunidades de negócio. De acordo com Mazzini, o que dá certo no Sul, é sucesso no resto do País, mas a sua aposta em produtos de qualidade e itens naturais para o consumo dos pets foram tiros certeiros.

Outra aposta que deu certo foi a venda para as grandes redes de supermercados e atacarejos. O CEO do Grupo New Pet me explicou que são contratos maiores e que isso ajudou a profissionalizar ainda mais a empresa.

O empresário Leonel Mazzini acredita que o mercado pet continuará crescendo dois dígitos nos próximos 30 anos. Ele lembra que hoje o mercado brasileiro de pets só perde para os Estados Unidos e China.

Para a New Pet, que é a única fornecedora brasileira a ter uma linha 100% natural, a tendência é produzir cada vez mais produtos naturais.

O planejamento estratégico de cinco anos contempla a presença além de todo o Sul do País, as regiões Sudeste e Centro Oeste, além de países da América do Sul. Já em sete anos deve estar em todo o território brasileiro.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin