COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin
 Empresa investe R$ 300 milhões em usinas de energia solar

Foto: Divulgação

O mercado de geração distribuída, que engloba desde telhados solares em residências até pequenas usinas para abastecer o consumo de empresas, está crescendo de forma acelerada e deve fechar o ano com aumento de 41%, atingindo 26 gigawatts.

No caso específico do Paraná, o Estado ocupa, hoje, o quarto lugar no ranking de potência instalada na modalidade de geração distribuída, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com sistemas presentes nos 399 municípios do estado, a potência instalada chega a 2 gigawatts.

E diante do potencial de crescimento do setor fotovoltaico, a empresa AXS Energia, integrante do Grupo Roca, que acumula mais de 40 anos de experiência no setor elétrico brasileiro, está apostando no Paraná para o lançamento de uma nova operação. Com investimento superior a R$ 300 milhões serão construídas 18 usinas até o final de 2024, em 15 cidades paranaenses, que poderão atender mais de 7.700 residências e estabelecimentos comerciais.

Com duas usinas já prontas para serem conectadas à rede, uma em Guaraci e outra em Miraselva, a empresa segue o plano de expansão com modelo de fornecimento de energia solar via assinatura. Sem taxas de adesão e sem necessidade de instalação de placas solares próprias, o modelo democratiza o acesso a uma fonte energética renovável, que causa menores impactos ao meio ambiente.

O diretor comercial e de marketing da AXS. Eduardo Coutinho, me disse que o Paraná foi escolhido como foco de investimento devido ao alto consumo de energia e à receptividade da população em relação às iniciativas sustentáveis. Esses fatores, juntos, abrem espaço para o crescimento do mercado fotovoltaico, que oferece benefícios tanto para o meio ambiente, quanto para o cliente final.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin