COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Clientes satisfeitos aumentam as vendas e reduzem custos.

 Fidelização de clientes exige mais atenção das empresas

Foto: PCH.Vector/Freepik

Para muitos brasileiros ainda impera a máxima de que o ano só começa mesmo após o Carnaval. Felizmente, depois de um 2023 desafiador, é consenso entre os empresários e executivos que 2024 será um ano mais otimista.

E um dos principais pontos que vai merecer ainda mais atenção por parte dos donos de negócios, este ano, independentemente do tamanho da empresa, são os clientes. Afinal de contas, a satisfação e o encantamento dos clientes reduzem os custos de um negócio, aumentam as vendas e melhoram a reputação da marca. 

Agora, o que os empresários não podem esquecer é que o comportamento dos consumidores está mudando e isso faz com que as abordagens tradicionais sejam repensadas. Por exemplo, o Panorama de Fidelização no Brasil aponta que mais de 85% das pessoas preferem realizar suas compras em marcas que oferecem programas de fidelidade ou benefícios.

Eu conversei com profissionais do Marketing, e pedi que eles me apontassem algumas tendências que vão protagonizar o mercado de fidelização este ano.  Em primeiro lugar, o que se recomenda é que os empresários utilizem a Inteligência Artificial como uma das principais ferramentas para fortalecer o relacionamento com os seus clientes e consumidores. Ou seja, a Inteligência Artificial está revolucionando a fidelização de clientes, permitindo que as empresas se conectem de maneira mais profunda e significativa com os consumidores.

Outra estratégia de fidelização é a gamificação. Acontece que uma boa parte das empresas estão incorporando elementos de jogos em seus programas de fidelidade para tornar a experiência mais envolvente e divertida. Pontuações, desafios e retribuições instantâneas criarão uma atmosfera lúdica para aumentar o engajamento e participação do público alvo.

Por fim, a fidelização daqui para frente deve ser construída não apenas através das vendas, mas também através de experiências em todos os canais de interação. Nesse sentido, é fundamental oferecer experiências personalizadas, atendendo às necessidades e preferências específicas de cada cliente.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin