COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin
 Grupo Risotolândia completa 70 anos de atividades

Foto: Divulgação

Chegar aos 70 anos de atividades é um marco que tem que ser destacado. Nesta segunda-feira, 28 de agosto, o Grupo Risotolândia que começou em 1953 com o tradicional Risoto do Xaxim, em Curitiba, e ao longo dos anos, percorreu uma história marcada por desafios, crescimento contínuo e muita dedicação, está comemorando sete décadas de atividades.

Nos últimos cinco anos, o grupo paranaense que conta com sete marcas, cresceu 75%, e, em 2023, deve faturar R$ 643 milhões. Diariamente, mais de 550 mil refeições são produzidas pela empresa paranaense em sete diferentes estados do país. Além do Paraná, a Risotolândia está presente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Ao todo, mais de 300 cidades são atendidas pelo Grupo, consolidado como um dos maiores players do segmento de refeições coletivas do país, sendo líder na região Sul.

O grupo que fornece refeições em escolas públicas e particulares, empresas e hospitais tem 5.200 colaboradores, sendo que 86% do seu quadro de funcionários é composto por mulheres. Em 2018, a Risotolândia trouxe uma grande inovação aos seus colaboradores ao criar a Universidade Corporativa com cursos totalmente gratuitos e online para formar, qualificar e impulsionar a carreira do seu próprio time. Também foi neste mesmo ano que surgiu um novo desafio, com o lançamento da Risotolândia Saúde, uma marca especializada no atendimento a hospitais, com alimentação diferenciada para médicos, acompanhantes, colaboradores e pacientes, e dietas totalmente individualizadas, em um minucioso trabalho no qual a refeição passou a fazer parte importante do processo de reabilitação de cada pessoa internada.

Com base em um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria que aponta que 80% das empresas brasileiras utilizam a terceirização em algum setor ou atividade, destinando para esse fim, em média, quase 20% de seus orçamentos, o Grupo resolveu também investir nesta área. Em 2021, foi criada a marca R Facilities, especializada na terceirização de serviços de recepção, limpeza, jardinagem, portaria e manutenção, além de outras atividades.

Aliás, o diretor presidente do Grupo, o empresário Carlos Humberto de Souza, faz questão de destacar que ao terceirizar suas atividades, ou parte delas, as empresas conseguem tornar seus processos ainda mais eficientes e competitivos. Com isso, agregam competência e qualidade técnica para suas entregas e etapas de produção.

Sim! As boas práticas do Grupo nas áreas ambiental, social e governança têm garantido às sete marcas em operação, rotinas mais sustentáveis, conscientes e bem gerenciadas. De acordo com o presidente do grupo, nos últimos anos, estas práticas revelaram importantes indicadores que otimizam e direcionam a atuação de forma ainda mais responsável.

Ainda segundo Carlos Humberto de Souza, acreditar em ESG é ter comprometimento com um propósito maior. Por isso, o Grupo Risotolândia direciona seus esforços para causas importantes, que tragam impactos positivos à sociedade e ao meio ambiente. A empresa também tem se esforçado, cada dia mais, em projetos de redução do consumo de recursos naturais, além de promover descartes adequados de resíduos e adotado tecnologias mais limpas e eficientes.

Por fim, o grupo tem origem familiar, mas adotou a profissionalização em sua estrutura de negócios, inclusive com a constituição de um conselho formado por pessoas de fora da organização e por acionistas que não participam da execução direta, sempre com o objetivo de aprimorar seus processos e garantir a eficiência e sustentabilidade dos negócios.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin