COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin
 Indústria lança primeiro trator agrícola acessível do mundo

Foto: Divulgação New Holland

Embora ainda de forma tímida, a acessibilidade é uma das áreas que vem crescendo, e despertando o interesse de empresas brasileiras, através do desenvolvimento de pesquisas e criação de produtos para pessoas com deficiência.

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo Ministério da Saúde em conjunto com o IBGE, o Brasil possui mais de 17 milhões de pessoas

com algum tipo de deficiência, o que representa 8,4% da população, sendo que quase 8 milhões possuem deficiência física nos membros inferiores. E do total de brasileiros com alguma deficiência, 2,9 milhões residem em domicílios rurais.

Foi pensando neste público, que a New Holland Agricultura, marca da CNH Industrial, está lançando comercialmente o primeiro trator agrícola acessível do mundo. O trator modelo TL5 Acessível foi produzido na fábrica de Curitiba e é uma máquina destinada a pessoas com deficiência motora nos membros inferiores, possibilitando que elas exerçam de maneira independente suas atividades no campo.

Durante a solenidade de lançamento, que ocorreu na tarde de ontem na fábrica, em Curitiba, o vice-presidente da New Holland Agricultura para a América Latina, o executivo Eduardo Kerbauy, destacou que as pessoas com deficiência, inclusive as que vivem e trabalham no campo, querem ter autonomia para poder realizar suas atividades por conta própria. E com esta máquina que vai atender às necessidades do pequeno, médio e grande produtor, a New Holland vai ampliar ainda mais a sua gama de produtos, permitindo eliminar barreiras que hoje impossibilitam muitos agricultores de acessarem o posto de operação de uma máquina.

O projeto começou a ser desenvolvido pela New Holland em 2019, sendo testado e validado entre 2021 e 2023. A fábrica localizada na Cidade Industrial de Curitiba chegou ao produto final através de parcerias com as empresas de mobilidade inclusiva Elevittá e Arteprima, além do Senai, de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

O trator vai custar cerca de R$ 310 mil, mas este preço vai depender da região e das condições que o banco da montadora dispõe. No entanto, a marca vem fazendo um movimento junto ao governo para que nas linhas do Plano Safra tenha juros diferenciados para tratores dessa categoria. Isso porque a New Holland pretende seguir com investimentos em inovação, o que inclui máquinas e equipamentos acessíveis.

Vale destacar também que além das máquinas novas, os tratores da linha TL5 produzidos a partir de 2019 em diante também poderão ser adaptados para receber a plataforma de acessibilidade, ampliando as possibilidades para os clientes da marca.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin