COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin
 Instituição financeira do Paraná participa do Boletim Focus

Foto: Divulgação

Fazer previsões numa economia sujeita a altos e baixos, não é uma tarefa fácil. Porém, a TM3 Capital, que faz a gestão de fundos de investimentos que superam a casa de R$ 550 milhões, vem se destacando em seus estudos sobre projeções econômicas e é a primeira empresa paranaense a entrar no ranking do Boletim Focus do Banco Central. Com as previsões que fez sobre a inflação, a TM3 Capital ficou em 1º lugar no primeiro trimestre deste ano e ocupou a quinta posição no terceiro trimestre, entre as mais de 130 instituições do mercado financeiro que participam dessa pesquisa.

Eu conversei com o economista-chefe da TM3 Capital, Lucas Dezordi, e ele me disse que essa conquista é um indicativo do crescimento e destaque das empresas do Paraná no cenário econômico nacional. Vale destacar, que até o ano passado, as informações do Boletim Focus eram feitas com base apenas nas projeções de instituições financeiras do eixo Rio-São Paulo. Ou seja, semanalmente, as empresas participantes da pesquisa enviam a sua projeção para o Banco Central. Após apresentar o resultado do IPCA, o Banco Central divulga o ranking em que estipula uma nota para as empresas que mais se aproximaram do resultado. A TM3, no resultado do 3º trimestre, registrou nota de 9,3.

Eu perguntei ao economista sobre quais as projeções da TM3 para a economia neste último trimestre do ano e ele me explicou que pela primeira vez desde 2021, a meta de inflação será cumprida, devendo terminar 2023 com o IPCA apresentando alta de 4,6%. Lucas Dezordi justifica esse resultado à queda dos preços dos combustíveis, que têm um peso significativo no cálculo inflacionário. Só a gasolina, por exemplo, tem um peso de 5%, enquanto o peso do diesel é de 1%. Outro grupo que também está contribuindo para a redução da inflação, este ano, é o de alimentação e bebidas, com destaque para as quedas de 30% nos preços do óleo de soja e das carnes bovina e de frango, leite e seus derivados.

Agora, ainda há resistência no grupo habitação diante das altas dos condomínios, aluguel, água e esgoto e energia elétrica. Por outro lado, para as empresas, a desaceleração do custo industrial está facilitando a aquisição de matéria-prima.

O economista-chefe da TM3 Capital, Lucas Dezordi, e o co-gestor de portfólio, Nilo Galvani, estão otimistas, embora haja ainda uma preocupação em relação ao equilíbrio das contas públicas. A simplificação dos tributos que virá com a Reforma Tributária contribuirá para o aumento do Produto Interno Bruto no médio e longo prazo. Já a redução dos juros permitirá o crescimento das vendas a prazo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin