COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Varejo é um dos setores que mais tem colhido resultados com o uso da IA

 Inteligência Artificial permite identificar oportunidades de negócios

Foto ilustrativa: freepik

Muitas pessoas ainda relacionam a inteligência artificial apenas a máquinas dominando o mundo, a filmes de ficção e a tecnologia em si.  No entanto, a inteligência artificial está mais presente no dia a dia da população do que se imagina. E, inclusive, é uma facilitadora quando se trata da resolução de alguns problemas.

Mas, antes de falarmos sobre as vantagens da inteligência artificial nos negócios e como ela pode ser usada pelas empresas, é importante entendermos as diferenças da inteligência humana e da inteligência das máquinas. A inteligência humana envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata e aprender com a experiência. 

Já a inteligência da máquina é apenas uma sequência de instruções. Por meio de códigos, falamos para a máquina exatamente o que ela deve fazer. 

Enquanto isso, a Inteligência Artificial está exatamente no meio desses dois extremos.  Ou seja, é a junção da capacidade de interpretar códigos e instruções pré-definidas e, ao mesmo tempo, interpretar e aprender com os dados por meio do que chamamos de machine learning, ou aprendizado de máquina. 

Pois bem, conhecendo estes conceitos, como então as empresas podem usar a inteligência artificial para se beneficiarem? Apesar de cada aplicação ter sua especificidade, de uma maneira geral, a aplicação de inteligência artificial permite identificar melhores oportunidades de negócios; incrementar o faturamento por meio de uma melhor experiência proporcionada aos clientes; reduzir custos e prejuízos automatizando processos e facilitar a vida das pessoas com softwares baseados em Inteligência Artificial.

Exemplo prático

O varejo é um dos mercados que mais tem benefícios a colher com a aplicação de inteligência artificial. Uma rede de lojas espalhadas pelo Brasil mudou o processo de análise de concessão de crédito antigo por um sistema de Inteligência Artificial e os resultados foram surpreendentes. O método anterior demandava muito tempo de espera dos clientes que solicitavam o cartão de crédito da empresa. 

Com a nova aplicação, a avaliação para checar se o cliente estava apto a ter o cartão de crédito ganhou agilidade. O tempo de emissão do cartão na loja foi reduzido de 25 para apenas 3 minutos.

Outra vantagem é que, com o conjunto de informações fornecidas e armazenadas pela ferramenta, foi possível checar a capacidade de um cliente honrar o financiamento solicitado, mesmo estando negativado. Assim, os clientes passaram a comprar mais com a emissão imediata do cartão, aumentando consideravelmente o faturamento da rede.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin