COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Companhias incentivam colaboradores a criarem ideias e produtos sem abrir um novo negócio

 Intraempreendedorismo ganha força nas empresas

Foto: reprodução

Embora o termo intraempreendedorismo tenha sido criado há mais de 40 anos, este conceito passou realmente a ganhar mais força na última década, uma vez que as empresas se encontram cada vez mais em ambientes complexos e com avanços tecnológicos mais rápidos.

Mas antes de falar sobre como as empresas devem fazer para incentivar o intraempreendedorismo, é importante saber o que é este conceito e como funciona. Pois bem, o intraempreendedorismo é uma palavra usada para descrever o processo de inovação realizado pelos funcionários de uma empresa. Ou seja, trata-se, basicamente, de uma oportunidade para os colaboradores trabalharem novas ideias e criarem produtos, serviços ou processos, sem precisar efetivamente começar um novo negócio.

As empresas, por exemplo, quando não conseguem crescer, inovar ou ser competitivas no mercado, precisam incentivar o intraempreendedorismo. Aliás esse processo vai auxiliar os gestores e funcionários a pensar em formas de melhorar o desempenho da companhia, utilizando suas próprias habilidades e criatividade.

Além disso, o intraempreendedorismo também impulsiona a produtividade, pois, os funcionários são incentivados a assumir mais responsabilidades, a se sentirem empoderados e assumirem riscos sem medo de falhar. 

Agora, no que diz respeito às características que definem um intraempreendedor, podemos afirmar que são funcionários que assumem funções empreendedoras dentro de suas próprias organizações. Eles podem ter várias habilidades, mas algumas são mais comuns a esse tipo de profissional. Em geral, são pensadores criativos, inovadores, estratégicos e orientados a objetivos, além de contarem com um grande senso de liderança. Outro ponto que os diferencia de um simples colaborador é que eles enxergam a empresa na sua totalidade e conhecem as necessidades dos clientes. Também nunca acham que sabem o bastante e não têm medo de correr riscos. Com isso, estão sempre buscando novos aprendizados e essa é a característica que permite que estejam sempre aprendendo, descobrindo coisas e testando teorias.

Para estimular o intraempreendedorismo nas empresas existem algumas ações que podem ser adotadas e que têm dado resultado. A primeira ação é dar mais autonomia e liberdade aos colaboradores. A ideia do intraempreendedorismo é que, se os trabalhadores tiverem a liberdade de experimentar e inovar, terão novas ideias e melhores maneiras de fazer as coisas. No entanto, é importante deixar claro que isso não significa necessariamente que suas ideias serão implementadas.

O segundo ponto é motivar e recompensar os colaboradores pelo seu trabalho. Algumas empresas oferecem bônus, outras criam uma cultura de reconhecimento, dando oportunidades de crescer e aprender novas habilidades. Agora, o mais importante é encontrar a forma que melhor funcione para a cultura da empresa.

Por fim, é importante criar uma cultura que promova o intraempreendedorismo, assim os funcionários serão incentivados a assumir riscos e explorar novas ideias. Parte disso significa garantir que eles tenham os recursos de que precisam e que não serão punidos se falharem.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin