COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Healthtech de Curitiba investe R$ 5 milhões para alavancar negócios em 2023

 Mercado das startups de saúde cresce e atrai investimentos

Médico Rodrigo Berger – Foto: divulgação

As healthtech, mais conhecidas como startups que atuam na área da saúde, são um nicho de mercado em crescimento e que vem atraindo um grande número de investidores.

Nos dois primeiros anos de pandemia, este modelo de negócio, com características próprias, e que traz a inovação como diferencial, cresceu mais de 100%. Atualmente, existem 567 startups de saúde atuando em 112 cidades brasileiras, sendo divididas em 35 categorias. 

E entre as healthtech que estão se destacando aparece a curitibana Medless. A startup que produz dispositivos dérmicos não absorvíveis e aplicadores usados em tratamentos hormonais que tratam mais de 15 patologias e doenças em mulheres, deve fechar 2022 com crescimento de 30% em relação ao ano passado.

E para alavancar ainda mais os negócios em 2023, a startup da área da saúde está investindo R$ 5 milhões para estruturar uma área de 9 mil m2 com laboratórios variados e um ambiente estéril com mil m2 para realizar pesquisa e desenvolvimento, fazer análises científicas e lançar novos produtos que tragam mais qualidade de vida às mulheres.

A participação no programa do Vale do Pinhão, criado pela Prefeitura Municipal de Curitiba, diminuiu a carga tributária e os valores que seriam gastos com impostos foram reinvestidos em estudos e pesquisas numa parceria com a Hotmilk, que é o ecossistema de inovação da Ponticífica Universidade Católica do Paraná. 

Para que outros médicos pudessem realizar o implante do dispositivo com segurança, a Medless desenvolveu cursos que explicam a metodologia do trabalho. Nesse treinamento, o profissional também compreende a maneira como as substâncias farmacológicas são liberadas no organismo e o funcionamento dos dispositivos subcutâneos.

Até agora, mais de 150 médicos participaram dessa capacitação e recomendam o uso do dispositivo que restitui o equilíbrio hormonal. Cerca de 16 mil pacientes do Brasil e, inclusive, do exterior estão fazendo uso do dispositivo criado pela empresa curitibana idealizada pelo ginecologista e obstetra Rodrigo Berger.

Confira a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin