COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Startup paranaense cria aplicativo para condomínios e está em plena expansão

 Mercado de aplicativos cresce e impulsiona novos negócios

(Divulgação)

O mercado de aplicativos continua crescendo, com destaque para os voltados a serviços e utilidade. Só no ano passado, por exemplo, estes aplicativos cresceram 84%. Segundo um relatório da Stateof Mobile, o mercado brasileiro de aplicativos é um dos que mais cresce em todo mundo.

Só para se ter uma ideia, 90% do tempo gasto pelos brasileiros no celular é em aplicativos móveis. Isso tem impulsionado as empresas a desenvolverem mais e melhores aplicativos para se relacionarem com os consumidores.

Eu conversei com o CEO da startup uCondo, Marcus Nobre, que criou em 2015 junto com dois colegas de universidade, um aplicativo de gestão de condomínio, e ele me contou que os negócios não param de crescer. A startup começou com escritório em Curitiba e hoje conta com sede em São Paulo e Belo Horizonte, sendo que a equipe de 55 profissionais trabalha em regime de home office e está espalhada por todo o Brasil.

A startup responsável pelo aplicativo transaciona, mensalmente, mais de R$ 350 mil em taxas condominiais e atende mais de 250 mil moradores em mais de 3 mil condomínios pelo Brasil. A vantagem, de acordo com Marcus Nobre, é proporcionar maior controle financeiro, previsibilidade, transparência, redução da inadimplência e melhoria na comunicação e convívio entre os moradores.

Quais as vantagens do aplicativo desenvolvido pela startup paranaense em relação aos seus concorrentes?

Eu fiz esta mesma pergunta ao empresário e ele me explicou que a maior vantagem está no ganho através dos descontos obtidos pelos seus usuários. Por exemplo, o condômino quando faz uma reserva da churrasqueira pelo aplicativo, ganha um cashback de R$ 50 para comprar carne. Também tem vantagens quando cadastra seu pet. Quanto mais o condômino usar o aplicativo, mais vantagens terá e o objetivo é chegar ao ponto de zerar a taxa de condomínio somente com os retornos financeiros obtidos. Os usuários do aplicativo também têm acesso a um clube de benefícios, com uma rede de 60 parceiros.

O CEO da uCondo me contou que a startup recebeu um aporte de recursos e está em fase de investimento. O objetivo é dobrar de tamanho.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin