COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Existe uma fila de investidores para ingressar no negócio

 Mercado de construção sob medida cresce em Curitiba

Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

A construção sob medida de fábricas, galpões, farmácias, supermercados, agências bancárias e lojas comerciais tem sido vista nos últimos anos como um bom investimento tanto por locadores quanto por locatários.  E é por isso que o mercado de built to suit, expressão inglesa que significa construção sob medida para locação comercial, não para de crescer.

Eu conversei com o diretor executivo da Estruturar Imóveis Comerciais, o empresário Sergio Zimmermann, e ele me disse que esta modalidade de negócio do mercado imobiliário continuará ainda mais aquecida nos próximos anos.

Segundo o empresário, a Estruturar construiu uma trajetória de pioneirismo em Curitiba com o built to suit nos segmentos de bancos e farmácias e depois expandiu para redes de supermercados, fast food e lojas, totalizando 250 empreendimentos que receberam investimentos de R$ 1 bilhão. Só para uma rede de farmácias do Rio Grande do Sul, a empresa curitibana participou de 64 contratos.

Sergio Zimmermann me explicou que no setor de farmácias o modelo de construção sob medida para locação aumenta a velocidade de abertura de lojas em seis vezes. Ou seja, ao invés de abrir uma loja, consegue abrir seis unidades no mesmo tempo.

A grande vantagem para o locatário é poder traçar, do zero, um projeto que se encaixa perfeitamente em sua operação e, principalmente, em uma localização estratégica. Outro ponto importante é não precisar desembolsar capital da empresa para investir nas obras, pois quem faz isso é o locador.

O proprietário do terreno assume os custos da construção, muitas vezes em parceria com um investidor. Assim, a empresa inquilina pode focar seu capital no negócio.

Já para o locador, a vantagem é que ele recebe um aluguel superior à média do mercado e por um prazo mais longo, que viabiliza o retorno do investimento. Além do que o imóvel continua valorizando.

O mercado de construção sob medida ou locação por encomenda é bastante concorrido em Curitiba. De acordo com o diretor executivo da Estruturar Imóveis, existe uma fila de investidores, principalmente com perfil conservador, com idade superior a 50 anos,  que não gostam de riscos e que querem ingressar neste tipo de negócio. Só para se ter uma ideia, a rentabilidade real de um aluguel neste tipo de negócio chega a 8,5% ao ano e 0,7% ao mês.

Em relação ao crescimento dos negócios com BTS, Sergio Zimmermann me informou que em 2021 em relação a 2020 houve um crescimento de 25% e que neste ano a previsão é de uma expansão de 18%. Desde que a Estruturar ingressou no segmento de locação por encomenda, em 2008, os negócios estão crescendo em média 15% ao ano.

Confira abaixo a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin