COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

No Paraná, Grupo Zonta anuncia compra da Águas Ouro Fino.

 Mercado de fusões de empresas inicia ano aquecido

Pedro Joanir Zonta – Divulgação

O mercado de fusões e aquisição de empresas iniciou o ano bastante aquecido. Somente em janeiro, foram registradas 85 operações de fusões e aquisições em diversos segmentos. 2024 promete ser bem diferente do que ocorreu em 2023, que foi um período marcado por muitas incertezas no cenário político e macroeconômico, e que acabaram se refletindo nos negócios. Como consequência, houve uma redução de 22% no número de fusões e aquisições

No Paraná, o Grupo Zonta, dono da rede de supermercados Condor, que este ano está completando 50 anos, anunciou na noite de ontem a sua segunda aquisição deste ano.  

Depois de comunicar na semana passada a compra do Shopping Joinville, neste momento, o empresário Pedro Joanir Zonta está em Campo Largo, dando detalhes da aquisição da tradicional empresa paranaense Águas Ouro Fino.  A Ouro Fino tem 125 anos de história e é uma das maiores empresas de água mineral natural do Brasil. Foram dois anos de negociação até o anúncio final.

Segundo o presidente do grupo, Joanir Zonta, a aquisição é estratégica e o grupo seguirá crescendo e desenvolvendo em duas principais frentes, que são o varejo e indústria.

O negócio com a Ouro Fino abrange a aquisição da estância de 600 hectares e a operação comercial da Ouro Fino, assim como a marca.

A intenção, de acordo com Joanir Zonta é preservar o imóvel, manter o quadro atual de cerca de duzentos colaboradores e ampliar a produção, pois a empresa é a representação da história industrial do Paraná, aliada a preservação do meio ambiente desde 1898.

Na área, além de três fontes ativas e outras três ainda sem exploração, há grande reserva de mata que será totalmente mantida para garantir a saúde do aquífero.

Atualmente, a Ouro Fino chega a produzir 217 m³ de água por hora, mas tem capacidade para mais de 400 m³/hora.

Para a aquisição, todas as certificações e licenças ambientais, assim como a qualidade da água e a produtividade, foram analisadas e confirmadas pelos novos proprietários.

A única fonte da empresa, na Região Metropolitana de Curitiba, está localizada no aquífero Guarani, um dos mais importantes do país e o segundo maior do mundo.

Vale destacar que a Rede Condor, por meio do Grupo Zonta vem expandindo seus negócios para vários segmentos através da compra de empresas. 

Em 2015, ingressou no segmento de postos de combustíveis. Em 2016, deu um passo adiante rumo à Santa Catarina, inaugurando a sua primeira unidade fora do Paraná. Em 2021, entrou no ramo de atacado, inaugurando o Gigante Atacadista. No ano passado, adquiriu duas tradicionais empresas catarinenses, a Cipla, especializada em plásticos injetáveis, que comprou mais duas empresas, a IBT Plásticos e IBT Moldes, ambas de Joinville. Ainda no setor de atacado, o Condor adquiriu também em Santa Catarina, a rede de atacado Hipermais e na semana passada anunciou a compra do Shopping Joinville.   

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin