COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Mercado imobiliário passa por mudanças

 Mercado imobiliário passa por mudanças

Foto: Fábio Dias/PCPR

Assim como vários segmentos empresariais, o mercado imobiliário também vem passando por mudanças que possibilitam não só facilitar os processos de compra ou de aluguel, mas também apresentam formas inéditas de negociação.

E entre as novidades está a opção rent-to-own, que traduzindo, significa aluguel para compra. Nesse tipo de acordo, o interessado aluga o imóvel por um período de tempo predeterminado, e tem a opção de comprar a casa ou o apartamento antes do fim do contrato. Dependendo dos termos, uma porcentagem do aluguel pode ser abatida do valor total do imóvel no momento da compra.

Esta opção já existe há mais de cinco décadas nos Estados Unidos, mas só agora começa a despontar como uma tendência aqui no Brasil, principalmente visando um público mais jovem, que ao contrário dos seus pais e avós estão preferindo comprar um imóvel para morar bem mais tarde.

Aliás, uma pesquisa do Consumoteca Lab junto a três mil jovens com idades entre 17 e 21 anos mostrou que eles colocam a compra de uma casa ou apartamento em quarto lugar entre os diversos indicadores de sucesso na sua vida. Nestes casos, a compra do imóvel está atrás de casar, ter o próprio negócio e viajar pelo mundo.

Portanto, o aluguel com opção de compra é uma boa resposta aos anseios desses consumidores, que procuram por mais flexibilidade e menos burocracia. A locação imobiliária também é a opção por pessoas com menor poder aquisitivo, que não conseguem bancar a compra de um imóvel ou vencer as exigências necessárias para destravar um financiamento.

Existem vantagens para os proprietários de imóveis na opção aluguel para compra, a opção rent-to-own também traz vantagens aos donos de imóveis, pois além de aumentar a probabilidade de conseguir vender a casa ou apartamento, mesmo que isso não aconteça no tempo previsto, sempre terá o dinheiro garantido através da locação. 

No que se refere a prazos e valores, todos os procedimentos nesta opção são estabelecidos de forma livre entre os inquilinos e o dono, sendo firmado no acordo a opção de compra. Usualmente, se dá um período de dois a cinco anos como prazo  de arrendamento, podendo a aquisição ser feita antes que este período termine. 

Por fim, é importante destacar outro grande benefício, que é o valor pago, que poderá ser deduzido no caso da venda, desde é claro se for estabelecido no contrato.



Confira abaixo a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin