COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Faturamento das franquias do Paraná aumenta 14% e atinge R$ 17 bilhões.

 Mercado paranaense de franquias cresce acima da média nacional

Ilustração: Freepik

O setor de franquias no Paraná continua crescendo acima da média nacional e se apresentando como uma boa oportunidade de negócio para novos empreendedores. No ano passado, enquanto o faturamento em nível de Brasil cresceu 13%, no Paraná, o aumento foi de 14%, ficando próximo de R$ 17 bilhões.

O mercado paranaense de franquias também é destaque na Região Sul, com o crescimento das vendas de 4 pontos percentuais acima da média de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Eu conversei com o diretor da Regional Sul da Associação Brasileira de Franchising, o empresário André Belz, e ele me informou que em número de unidades franqueadas, o Paraná registrou crescimento de 4,8%, totalizando 13.814 pontos. Com isso, o Estado também alcançou a liderança na Região Sul em número de lojas franqueadas.

Quanto aos motivos do crescimento do mercado ao longo de 2023, o diretor regional da ABF atribui à uma série de fatores como a retomada pós-pandemia, novos modelos de negócios e a tecnologia que tem deixado as empresas mais eficientes. Já o aumento no número de pontos de venda faz com que mais pessoas consumam e, por consequência, elevem o faturamento. Aliás, o ticket médio dos consumidores paranaenses em franquias também aumentou no ano passado, principalmente no setor de alimentação.

Eu perguntei para o diretor da ABF sobre qual o crescimento projetado para este ano pelas franquias que atuam no Paraná. André Belz me adiantou que os empresários estão prevendo um crescimento das vendas da ordem de 10%; 5% em número de redes; 5,5% em número de unidades e também um aumento de 5,5% em número de empregos.

Eu fiz essa pergunta ao diretor regional da Associação Brasileira de Franchising, e ele me explicou que os setores variam a cada ano que passa. Em 2023, por exemplo, houve um equilíbrio. Nenhum setor estourou ou caiu muito. Mas, segundo o executivo, os números maiores de crescimento foram alcançados pelas franquias de alimentação e food service que cresceram quase 18%; saúde beleza e bem estar; com alta de 17,5% e hotelaria e turismo com um aumento de16%.

Já o menor crescimento ficou com as franquias de serviço e outros negócios em geral, com 9%.

Estes mesmos setores devem continuar se destacando ao longo deste ano, junto com os segmentos de cuidados pessoais, óticas, odontologia, estética e farmácia. As franquias de turismo e hotelaria também têm espaço para crescer. Somente no ano passado, este tipo de franquia cresceu em número de operações mais de 11%.

Por fim, começar um negócio com uma franquia tem algumas vantagens, como um sistema sólido, sério, que já começa com um know-how e suporte, o que deixa o empreendedor mais seguro, pois as chances de sucesso são bem maiores do que começar um negócio do zero.

E só para se ter uma ideia do potencial paranaense, o Paraná é o terceiro estado com maior número de franqueadoras, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Nosso estado conta com 125 franqueadoras.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin