COLUNAS

Colunistas // Antonio Carlos da Silva

Avatar

O comprador está preferindo ficar com seu carro usado a assumir juros abusivos na compra de um novo

 Montadoras de veículos paralisam a produção de carros no Brasil

Foto: divulgação

Algumas fábricas estão parando a produção de automóveis alegando várias razões. Falta de componentes, juros altos, mercado caindo. A Volkswagen de São José dos Pinhais é uma delas

Todas estas desculpas são válidas e os concessionários estão com seus pátios lotados de carros novos e se não vendem, pagam juros para as fábricas. Assim, não aceitam mais estes automóveis enquanto os estoques não se esvaziarem, apesar da pressão gigante das montadoras para que comprem cada vez mais unidades.

Os financiamentos estão muito difíceis. As restrições bancárias estão cada vez maiores. Se o comprador não tiver uma renda considerável, não tem financiamento aprovado pelo banco mesmo sendo de um carro mais barato do mercado. E o comprador está preferindo ficar mais tempo com seu carro usado a se sujeitar a juros abusivos na compra de um novo.

Sobre a falta de semi-condutores, esta novela dura desde o início da pandemia, mas continua sendo usada pelas fábricas para justificar paralisações. Isso demonstra um pouco de falta de planejamento das marcas na logística de sua produção. Já não está colando mais.

Antonio Carlos da Silva para  BandNews FM

Avatar

Antonio Carlos da Silva