COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin
 Negócios com refrigeração e ar condicionado apresentam bom desempenho

Os negócios no mercado de refrigeração, ar condicionado, ventilação e aquecimento estão bastante aquecidos. Para este ano, o setor está projetando um faturamento de R$ 40 bilhões, o que representará um crescimento de 7% em relação a 2022. Aliás, esse mercado vem em ritmo crescente desde 2015 e a tendência é se manter no campo positivo.

No caso específico de ar condicionado, hoje, menos de 20% dos lares brasileiros possuem aparelhos de ar condicionado. Portanto, há um bom espaço para crescer.  Segundo dados da Abrava, que é a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento, nos últimos dez anos, foram vendidas cerca de 33 milhões de unidades de ar condicionado, sendo 30% de aparelhos de janela, 3% portáteis e 67% do tipo split.

Com as temperaturas cada vez mais elevadas e agora com a redução das taxas de juros a expectativa é de um crescimento ainda maior na demanda.

Eu conversei com o gerente da Febrava, que é a maior feira da cadeia de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração da América Latina, Ivan Romão, e ele me explicou que junto com o crescimento do mercado, a preocupação da indústria é desenvolver e adotar cada vez mais soluções sustentáveis, que gerem menos impacto ao meio ambiente.

Segundo o executivo, o ar condicionado deixou já há algum tempo de ser um artigo de luxo e se tornou uma necessidade, principalmente em regiões de temperaturas mais elevadas. Outro avanço trazido pelas novas tecnologias é a eficiência energética. Os aparelhos modernos apresentam uma economia de energia que chega a 70% se comparados aos equipamentos mais antigos.

Depois de quatro anos, a Febrava, que é a Feira Internacional do Setor de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento, volta a ser realizada de forma presencial, com a expectativa de fechamento de grandes negócios. Quantas empresas já confirmaram presença no evento?

A Febrava que acontece em anos ímpares, deixou de ser realizada no período da pandemia, está marcada para os dias 12 a 15 de setembro, no São Paulo Expo. O gerente da feira me adiantou que 382 empresas e marcas já confirmaram presença e estão sendo esperados 25 mil visitantes únicos.  

Além de oferecer uma jornada completa de conhecimento de novas tecnologias de refrigeração, a feira também se destaca pelo fomento aos negócios, desenvolvimento de novas parcerias e networking.

As experiências e conteúdos técnicos também estão presentes no evento, como a Mostra Selo Destaque Inovação Febrava 2023, que vai apresentar os produtos mais inovadores dos expositores, eleitos por uma comissão julgadora.

Ivan Romão faz questão de destacar que com mais de duas décadas de atuação, a Febrava se consolidou como hub estratégico de visibilidade e negócios para o mercado latino-americano, pelo espaço de divulgação das tecnologias e tendências para a otimização de projetos e serviços, incluindo a distribuição e comercialização de soluções e produtos que trazem melhor desempenho e eficiência operacional.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin