COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

CEO do Grupo Ânima está otimista e fala em expansão.

 Negócios na área educacional devem crescer este ano

Foto: CEO do Grupo Ânima, Marcelo Bueno. Crédito da foto: Divulgação Ânima

As fusões e aquisições de empresas do setor de educação devem retomar o crescimento, este ano, depois de registrar queda de 58% em 2023. Nos últimos cinco anos, o número de transações envolvendo a compra e venda de empresas da área educacional foi de 186, de acordo com a pesquisa da consultoria KPMG.

Eu conversei com o CEO do Grupo Ânima, Marcelo Bueno, e ele me explicou que com a elevação dos juros, quando a Selic saiu de uma taxa de 2% para 14%, o mercado de fusões e aquisições acabou se fechando. Já no ano passado, a retração esteve associada as incertezas das políticas públicas para o setor de educação em função das mudanças de governo e também por questões econômicas. Também pesou a perda de alunos no período da pandemia.

Entretanto, para 2024, com a continuidade de queda dos juros e estabilidade da economia, Marcelo Bueno acredita que as negociações devem se acelerar, uma vez que os preços estão dentro de uma nova realidade.

O Grupo Ânima que reúne 18 instituições de ensino superior em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil e conta com 400 mil alunos, tem como foco de aquisição a educação pós-médio. O CEO do grupo me adiantou que está sempre atento às oportunidades de mercado.

Vale destacar que o Grupo através da Ânima Educação adquiriu em dezembro de 2019, da família Vianna, o Centro Universitário Curitiba, o UniCuritiba. Esta semana, Marcelo Bueno esteve em Curitiba, tendo se reunido com o governador Ratinho Junior, para falar dos planos de expansão da instituição.

Entre as novidades apresentadas está a abertura da escola de gastronomia Le Cordon Blue, na capital paranaense. A Ânima possui seis anos de parceria com o Le Cordon Bleu, que é o maior instituto de artes culinárias do mundo. A parceria abrange a operação em São Paulo, Belo Horizonte e agora também em Curitiba.

O curso de Medicina Veterinária foi implantado há quatro anos e ontem foi inaugurada a Clínica Veterinária que atenderá pequenos animais. Já a Clínica de Odontologia será aberta em breve.

O Unicuritiba também conta com o Projeto Saúde Única, que trabalha o tripé Saúde Humana, Saúde Animal e Meio ambiente, com informações sobre cuidado com animais, controle de zoonoses e preservação da fauna, nas escolas de ensino fundamental de Curitiba. 

Já o projeto Cátedra Sergio Vieira de Melo, conta com o Selo da ONU, e tem como objetivo o acolhimento, capacitação de direitos e deveres dos imigrantes e refugiados, além de aulas de português. 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin