COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Com mais de 184 mil franquias disputando o mercado, como escolher a melhor?

 Números positivos destacam franquias como uma boa opção para empreender

O setor de franquias continua em ascensão e se apresenta como uma promissora oportunidade de negócio. Depois de crescer mais de 14%, em 2022, e faturar quase R$ 212 bilhões, este ano, vem superando as expectativas. No primeiro trimestre, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, o mercado teve um aumento de 17% em comparação com o mesmo período do ano anterior. E isso se traduziu em um faturamento superior a R$ 50 bilhões, em apenas três meses.

Quem está pensando em iniciar seu próprio negócio com uma marca reconhecida e comprovada, mas está indeciso em dar os primeiros passos, seguem algumas recomendações. Para começar o processo de escolha da melhor franquia, o primeiro passo é analisar as suas finanças e saber quanto poderá investir no empreendimento. Existem muitas opções de franquias no mercado e com diferentes valores. Só para se ter uma ideia, estão em operação nada menos do que 184 mil franquias. Por isso, ao adquirir uma franquia, é preciso ter dinheiro suficiente para o investimento inicial, capital de giro e recursos suficientes para cobrir as despesas pessoais, até que o negócio comece a dar lucro.

Outro ponto importante é que o processo de procura e seleção da melhor franquia para se investir pode durar meses e deve ser feito com atenção. Para os empreendedores que estão ingressando no mercado de franchising, é fundamental contratar um profissional especializado para receber orientação em todo o processo ou em alguns momentos pontuais.

Avaliar a situação do mercado em que o empresário deseja atuar é também um item de muita importância na hora de optar por uma franquia. Como fazer essa avaliação?

Ao escolher o segmento em que deseja atuar, é preciso analisar a situação do setor. Agora, isso não significa que determinada franquia que teve sucesso em uma região, terá a mesma aceitação em outra.

Portanto, é fundamental avaliar a aceitação do produto, o grau de demanda e o nível de concorrência no local escolhido para implantar o empreendimento. Além de escolher a franquia, é essencial também saber optar pelo produto ideal e a melhor localização para instalação da marca.

Por fim, o empreendedor deve ficar atento a franquias baratas, mas que ao longo do tempo, se mostram sem capacidade de dar suporte para as unidades. Além disso, deve-se evitar empresas que possuem pendências judiciais que podem inviabilizar a continuidade da parceria.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin