COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Busca por vantagem competitiva deve aumentar no próximo ano

 Para 2023, empresas devem ser mais competitivas

A busca poruma vantagem competitiva é o que move as empresas para frente. E com um novo ano chegando, é fundamental que os empresários repensem seus negócios, principalmente no que diz respeito à competitividade.

Mas, antes de tudo, é importante saber o que é uma vantagem competitiva. Em termos mais simples, vantagem competitiva é quando uma empresa se encontra acima de sua concorrente em número de vendas e de clientes. Dessa forma, ela pode firmar sua marca e obter melhores resultados, conquistando a hegemonia no mercado.

Eu conversei com consultores de empresas e pedi a eles que apontassem algumas formas para que os negócios consigam obter vantagens competitivas em 2023, embora isso deva ser uma busca constante.

Pois bem, o primeiro passo para criar uma vantagem competitiva éficar de olho nos concorrentes. Para se diferenciar, é preciso saber o que a concorrência está fazendo e o que está agradando ou não os clientes. Por isso, é essencial pesquisar o mercado, conhecer profundamente o público, e criar melhorias do ponto de vista do cliente.

O segundo passo é adquirir liderança de custo, que nada mais é do que a capacidade de produzir um produto ou serviço com custos menores do que os concorrentes. Se a empresa produzir o mesmo produto com a qualidade ofertada pela concorrência, e conseguir vendê-lo por menos, isso dará uma boa vantagem competitiva sobre as outras empresas.

Outro item importante é investir no atendimento. Afinal, hoje vivemos o momento em que o consumidor é colocado no centro das ações, e não o produto ou a empresa. Além disso, um cliente bem atendido se fideliza e retorna várias vezes.

Por fim, as empresas devem investir mais na automação da manufatura. Homens e máquinas apresentam atributos diferentes. Enquanto os robôs e equipamentos se destacam pela precisão e habilidade em tarefas repetitivas, os humanos são perfeitos para o trabalho criativo. Portanto, ao utilizar melhor o capital humano e automatizandotudo aquilo que não precisa ser desempenhado pela mão de obra humana, os ganhos e economias em decorrência do aumento da produtividade serão enormes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin