COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Num mercado concorrido é preciso planejar o futuro do empreendimento

 Plano de Negócios é essencial para a sobrevivência da empresa

foto: ilustrativa/pixabay

O que temos visto este ano, depois de um período difícil de pandemia, é que o número de novos negócios está crescendo. Somente no primeiro semestre, mais de dois milhões de novas empresas foram abertas em todo o País, sendo 140 mil no Paraná.

Agora, tão importante quanto começar um novo negócio, encontrar um ponto comercial e conhecer os custos do empreendimento é planejar o futuro da empresa. Nesse sentido, a elaboração de um plano de negócio é indispensável.

Ou seja, o plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e até mesmo das atitudes do empreendedor. É por meio dele que o empresário terá informações detalhadas do seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de ideia e da gestão da empresa.

Eu conversei com alguns consultores de empresas, e o que me chamou atenção nesta troca de ideias foi que um bom plano de negócios permite identificar e restringir os erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

Outra vantagem de um plano de negócios é que ele consegue indicar quais são os melhores caminhos que a empresa pode seguir no médio e no longo prazo. Na prática, isso significa que é possível realizar investimentos de forma segura, investir em pesquisa e desenvolvimento para a oferta de novos produtos e serviços, além de promover inovações no próprio modelo de atuação a fim de garantir fôlego aos negócios.

Agora vale destacar, que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.

Um plano de negócios é importante para quem está começando um negócio, mas também é um modelo para os empresários que estão no mercado e querem ampliar ou redesenhar o empreendimento. Essa é uma tarefa que exige disciplina e muitos dias de dedicação. Um plano de negócios engloba todas as áreas da empresa e precisa ser algo que defina os rumos do empreendimento.

Então, antes de começar, é importante que o empresário se certifique que está disposto a estudar a fundo as vantagens e desvantagens do produto ou serviço, quem são os clientes, qual é a sua receita inicial e em quanto tempo espera receber retorno desse investimento. Outro item importante é avaliar o capital e possíveis investimentos. A partir daí, já se pode pensar na análise de mercado, concorrência e fornecedores.  

Por fim, os empresários jamais devem se esquecer que o plano de negócios deve sempre estar em evolução, adequando-se às necessidades dos clientes e à demanda do mercado.

Confira abaixo a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin