COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Avaliação imobiliária é o ponto de partida para qualquer tipo de transação comercial

 Qual é o valor real de um imóvel em Curitiba?

No momento em que o mercado imobiliário curitibano passa por um período promissor e bastante demandado, é fundamental que tanto compradores quanto vendedores e, inclusive, locatários saibam qual é o valor real dos imóveis. E a forma mais correta de saber o quanto realmente vale um imóvel é através da avaliação.

Aliás, a avaliação de imóveis é o ponto de partida para qualquer tipo de transação comercial, seja para locação ou para venda.  Ao determinar o valor real do imóvel, o proprietário pode agilizar a venda ou locação, além de garantir que o imóvel não está sendo nem subvalorizado, ou abaixo do valor de mercado, ou sobrevalorizado, com preços acima do mercado.

Eu conversei com o presidente da Confraria Imobiliária de Curitiba, o empresário Carlos Eduardo Canto, e ele me disse que diante de um mercado em crescimento e com muitas nuances para serem analisadas, a avaliação correta dos imóveis proporciona uma visão realista. Na sua opinião, não há espaços para amadorismos e também não tem qualquer sentido precificar um imóvel pelo valor sentimental do seu proprietário. Ou seja, não se pode usar de emoção e sim de razão para determinar o preço correto de um imóvel.

Outro detalhe é que a avaliação de imóveis não se restringe apenas a transações comerciais, mas também é necessária em casos de processos judiciais, como disputas por herança de família ou divórcio. Outra situação onde é comum a avaliação de imóveis é no caso de financiamentos bancários, quando a instituição financeira pode exigir um laudo técnico que constate o valor real do bem a ser financiado.

Segundo o presidente da Confraria Imobiliária de Curitiba, que reúne 40 corretores de imóveis credenciados, e que são responsáveis por mais de 70% das vendas de imóveis na Capital, para que haja uma avaliação correta é fundamental a busca por profissionais da área.

Qual o preço de uma avaliação imobiliária?

O proprietário de um imóvel que desejar realizar uma avaliação superficial, sem laudo ou parecer técnico, provavelmente não terá custos, isso porque as imobiliárias oferecem esse serviço em contrapartida ao comissionamento que receberão com a venda ou locação do imóvel. 

Já para quem precisa de um laudo técnico, a avaliação pode custar entre 0,5% e 1% do valor total do imóvel.

Por fim, alguns itens são considerados numa avaliação imobiliária. O primeiro ponto analisado é a localização. Uma casa ou apartamento podem possuir a mesma estrutura, mas só por estarem em bairros diferentes acabam ganhando valores de mercado diversos. O presidente da Confraria Imobiliária de Curitiba me explicou que imóveis localizados próximos a praças, shoppings, supermercados e escolas recebem um valor maior. 

Outros itens que também contam para uma melhor avaliação são a segurança do local e as condições do imóvel que precisam ser analisadas minuciosamente para uma avaliação mais realista.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin