COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin
 Serviços de segurança privada devem crescer 19% este ano

Foto: Divulgação

Com o aumento da violência, um mercado que vem crescendo e lucrando é o de serviços de segurança privada. De acordo com informações da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, o setor registrou um crescimento de 18% em 2022, com um faturamento de cerca de R$ 11 bilhões. Esse número superou o crescimento apresentado em 2021, que foi 14%. Já para este ano, a expectativa da Associação é de um aumento de 19% nas vendas de serviços e equipamentos de segurança privada. Ou seja, um percentual bastante significativo.

De olho no mercado, a Verisure, que é referência em alarmes monitorados na Europa e líder de mercado no Brasil, está anunciando um novo movimento de expansão dos negócios, com foco na Região Sul. Ainda este ano, a empresa, que atua em 10 estados e Distrito Federal, deve gerar mais de 300 novos postos de trabalhos nas filiais de Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e Joinville, além de iniciar operação em três novas cidades, como Balneário Camboriú, Londrina e Maringá.

Atualmente, a Verisure conta com 2500 funcionários no Brasil. Com a expansão no Sul, a empresa estima dobrar o número total de colaboradores na região, que hoje é de 160, e também pretende fortalecer o trabalho de suporte, aproximação e acompanhamento de clientes na localidade.

De acordo com informações que me foram passadas pelo diretor Nacional de Vendas da Verisure, o executivo José Luis Rodriguez, a Região Sul é de grande relevância e tem se tornado cada vez mais estratégica para a atuação da empresa. Além do crescimento dos negócios, o investimento nos estados representa o estímulo ao desenvolvimento do mercado local, com uma nova perspectiva de segurança para residentes e comerciantes da região, que contarão com maior suporte das equipes especializadas e apoio das soluções e monitoramento.

De acordo com dados do Barômetro de Segurança da Verisure, só no primeiro semestre de 2023, foram registradas mais de 430 invasões a estabelecimentos na Região Sul. Do total, 74% foram ocorrências a comércios, enquanto 26% foram a residências. 

No período, o estado de Santa Catarina registrou o maior índice de ocorrências, com 183 invasões. No Paraná, foram contabilizadas 171 invasões, enquanto que no Rio Grande do Sul foram identificadas 85 incidências. 

Vale destacar, que o Barômetro de Segurança é utilizado como ferramenta de otimização para a área de operações da companhia e auxilia também na compilação de dados sobre os dias e horários em que a central de alarmes recebe mais alertas de invasão em clientes nas cidades onde atua.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin