COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Empresas com maior produtividade são lucrativas e crescem mais rápido.

 Sucesso de um negócio depende da produtividade

DC Studio – Freepik

A produtividade é um dos maiores diferenciais que uma empresa deve ter, pois além de impulsionar o crescimento e a lucratividade do negócio, ajuda na expansão ou manutenção no mercado.

No caso de micro e pequenas empresas, a produtividade é ainda mais importante, porque na maioria das vezes trabalhando com limitações nos recursos financeiros e número reduzido de colaboradores, é necessário otimizar as operações para maximizar o rendimento.

Eu conversei com consultores de empresas e pedi a eles que me apontassem alguns métodos visando o aumento da produtividade no ambiente do trabalho. A primeira dica é trabalhar a motivação da equipe, pois motivação e produtividade são conceitos que andam lado a lado. Quanto mais motivada a equipe, mais empenhada ela estará em alcançar os resultados esperados.

Por isso, os empresários devem fornecer feedbacks adequados aos colaboradores, evitar conflitos e, principalmente, insistir em alcançar as metas. Também é importante uma boa comunicação interna, bem como reconhecimento de ações impactantes dos colaboradores.

Outro ponto que não pode faltar nas empresas que querem ser mais produtivas é engajar os funcionários.  Pesquisas apontam que as empresas que buscam o engajamento e motivação dos colaboradores são 78% mais produtivas. Ou seja, investir na qualidade de vida no ambiente de trabalho traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Dessa forma, é fundamental uma avaliação da cultura organizacional da empresa e como está o alinhamento do perfil dos colaboradores em relação a ela.

Todos os dias surgem novos recursos tecnológicos que são excelentes para simplificar e agilizar o trabalho. Com isso em mente, os empresários devem contratar softwares de automação de gestão, que podem resolver as tarefas repetitivas, facilitar a organização e o compartilhamento de informações, tornando as equipes mais produtivas.

Outros benefícios de adotar a tecnologia em prol da produtividade são a integração de dados, automação de processos, rapidez, segurança e a transformação em um negócio escalável.  

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin