COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

No Paraná operadora é líder e faz parcerias no agronegócio.

 TIM completa 25 anos atendendo 100% dos municípios brasileiros

Foto: Divulgação

Hoje eu falo do Rio de Janeiro onde eu vim participar de um evento da empresa de telecomunicações TIM, que está completando, este ano, 25 anos no Brasil. E o resultado dessas duas décadas e meia no País é marcado pela cobertura da tecnologia 4G em todos os municípios brasileiros e um avanço significativo no 5G. Falando à imprensa nacional, o CEO da companhia, Alberto Mario Griselli, destacou que a TIM é a única operadora do País que chegou a 100% dos municípios brasileiros, o que considera um marco muito importante.

Eu conversei com o vice-presidente de Tecnologia da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, e ele me disse que a empresa tem uma responsabilidade muito grande com o Paraná, e em tudo o que faz, o estado é o primeiro a ser contemplado. Aliás, Curitiba foi a primeira cidade brasileira onde a TIM cobriu 100% dos bairros com a tecnologia 5G.

Segundo o executivo, Curitiba foi a capital onde ocorreu a migração mais rápida do Brasil do 4G para o 5G. E isso é muito importante, pois à medida que os clientes migram para o 5G melhora a sobrecarga da tecnologia 4G. E depois de realizar todo esse trabalho na capital paranaense, a TIM está implantando a mesma lógica no interior do Estado.

Atualmente, a TIM é líder de mercado no Paraná, com um market share de mais de 51%. O vice-presidente da operadora me contou que não para de investir em parcerias, em especial, na área do agronegócio, visando aumentar a conectividade das fazendas e contribuir para o aumento da competitividade do setor.

De acordo com Leonardo Capdeville, o agronegócio é um dos setores mais dinâmicos da economia e a TIM é a empresa líder na cobertura 4G no campo. Eu perguntei ao executivo de que forma estão sendo realizadas essas parcerias e ele me explicou que nas grandes propriedades, os produtores participam dos investimentos nas torres. Só para se ter uma ideia, para viabilizar uma torre que contempla um raio de cinco a dez quilômetros, são necessários recursos da ordem de R$ 500 mil a R$ 1 milhão.

Já no caso dos pequenos produtores rurais, essa parceria pode ser feita através da contratação de serviços ou por meio de bancos ou cooperativas que viabilizem a construção de torres.

Ainda como empresa líder na cobertura 4G no campo, a TIM oferece outras soluções inovadoras. Uma delas é o projeto conhecido como “Site Nômade”, criado para fornecer conectividade 4G onde não há infraestrutura de antenas. O equipamento funciona em um semirreboque que pode ser levado para qualquer lugar. Versátil, o “Site Nômade” também é capaz de se adaptar a diferentes condições de terreno e estrutura.

Por fim, em relação ao 5G, o Paraná já conta com 18 cidades que dispõem dessa tecnologia.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin