COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Consumidor quer bons produtos, mas também uma boa experiência com a marca

 Uma boa jornada de compras ajuda no aumento do lucro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/EBC

O mercado está cada vez mais competitivo. Portanto, para que as vendas aumentem e os negócios cresçam, é fundamental que os empresários conheçam todas as etapas de uma jornada de compras e consigam ser sempre a primeira opção dos consumidores.

Vale destacar que a jornada de compra nada mais é do que o caminho percorrido pelo consumidor desde o primeiro ponto de contato com uma empresa até o pós-venda. Essas etapas vão definir processos para facilitar a decisão de compra do cliente. Ou seja, não basta que o cliente apenas se interesse pelo produto ou serviço. O essencial é que faça a compra e, acima de tudo fique satisfeito.

E se captar a atenção do cliente é um fator decisivo para influenciar a decisão de compra de maneira positiva, como isso pode ser feito? 

Pois bem, eu fiz essa pergunta para alguns consultores de venda. A resposta é que o primeiro passo é envolver não só a equipe de vendas, mas também o pessoal de marketing, de atendimento e também os canais de contato, como site, redes sociais e loja física. Outro ponto importante é estabelecer estratégias que ajudem a definir a identidade da marca, ou seja, a imagem que se deseja passar para o público-alvo, ou muito além do que é vendido.  

Agora, o grande desafio, principalmente no varejo, é que o posicionamento dos consumidores está mudando. A maneira de comprar e interagir com empresas se transformou bastante nesses últimos anos. Em outras palavras, não basta oferecer o melhor produto ou serviço; é preciso oferecer a experiência mais significativa possível.

Basear o negócio em atender as necessidades do público-alvo envolve toda a experiência do consumidor com a marca.

A dinâmica entre os consumidores que priorizam o relacionamento com as empresas que oferecem a melhor experiência e as respostas mais rápidas às suas necessidades, pode ser feita através dos produtos, serviços, no pós-venda ou mesmo no Serviço de Atendimento ao Consumidor. Mas, acima de tudo, é preciso ter o olhar centrado no cliente, e fazer com que todas as equipes e processos estejam atentos ao que os consumidores desejam.

Resumindo, o empresário que quer aumentar o lucro do seu negócio, precisa entender que a qualidade do atendimento é essencial. Mas o cliente só ficará totalmente satisfeito, quando a marca conhecer a sua forma de pensar e até mesmo as suas emoções. Só assim será possível descomplicar a jornada de compra, tornando-a simples e efetiva, impactando positivamente os lucros e se tornando uma experiência inesquecível.

Abaixo você confere a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin