COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Indústria tem capacidade para reciclar 1,2 bilhão de garrafas pet/ano.

 CIC inaugura maior recicladora de plástico PET do Paraná

Foto: Divulgação Packem

O setor industrial do Paraná continua se destacando no cenário nacional, tanto em produção quanto em investimentos. Dando sequência à inauguração de novas plantas industriais no Estado, logo mais, às 11 horas, a Packem S.A., que possui unidades em Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, fará a abertura oficial da primeira unidade da Packem Ween no Brasil.

Instalada numa área de 35 mil metros quadrados na Cidade Industrial de Curitiba, e com três grandes galpões, a nova fábrica tem capacidade para reciclar o equivalente a 1,2 bilhão de garrafas pet e produzir 15 milhões de unidades de big bags por ano. Vale destacar que as big bags são embalagens que fazem o armazenamento e transporte de produtos a granel em geral, como fertilizantes, sementes, minérios e resinas plásticas, entre outros.

A indústria recebeu investimento de R$ 75 milhões, tendo gerado 150 empregos diretos e responderá por 60 mil empregos indiretos.

A Packem foi a primeira empresa do Brasil a buscar uma alternativa ao polipropileno virgem, que é um material oriundo do petróleo utilizado na fabricação de bags em todo o mundo, com limitações para reciclagem e reprocessamento.

A empresa encontrou no PET/PCR, que é o plástico processado depois de consumido, o substituto perfeito do polipropileno, já que o PET mantém todas as características de qualidade e resistência após a sua reciclagem. Assim, criou o primeiro big bag produzido com 100% de conteúdo reciclado e reciclável para a agricultura brasileira e, agora, expande seu mercado para outros segmentos que utilizam esta embalagem, com qualidade superior ao produzido com resinas virgens.

Com certeza! Atualmente, o programa Ecocidadão gera renda para mais de mil catadores que fazem parte das mais de 40 cooperativas e associações integrantes do projeto e recolhe cerca de 250 milhões de unidades de garrafas PET por ano. Acontece que por falta de uma recicladora na cidade, a maior parte desse material acabava sendo vendido para outros Estados para ser transformado. Agora, a nova indústria firmará convênio com o programa para reciclar o máximo de material PET possível, recolhido em toda a cidade.

Além dos benefícios econômicos desse novo negócio, que agregará valor na transformação dos resíduos sólidos de PET e receita para o município, a Packem Ween vai gerar milhares de novos empregos dentro do programa Ecocidadão. Só para se ter uma ideia, estudos revelam que para cada tonelada de material PET recolhido são gerados três empregos na cadeia de coleta.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin