COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

É preciso criar estratégias para atrair o público.

 Consumidores 50+ impulsionam economia prateada

Foto: Canva

A geração de consumidores 50+ está ganhando a cada ano que passa um papel mais expressivo na economia brasileira, movimentando uma média anual de nada menos do que R$ 2 trilhões, de acordo com a pesquisa da consultoria Data 8. As projeções apontam que até o ano 2060, essa faixa de consumidores representará a impressionante taxa de 50% da população brasileira.

Mas apesar do poder econômico considerável, 65% dos consumidores com 50 anos ou mais se queixam que as marcas ainda não estão adaptadas para atender às suas necessidades. Segundo sondagem realizada pela consultoria FleishmanHillard, 52% dessa faixa de consumidores dizem que enfrentam dificuldades para encontrar produtos que correspondam aos seus desejos específicos.

Diante desse cenário desafiador é importante que os lojistas, principalmente do comércio eletrônico, passem a adotar uma abordagem diferenciada para melhor atender o público 50+. Portanto, compreender as necessidades e preferências desse segmento é fundamental para estabelecer uma conexão eficaz e duradoura com os consumidores maduros.

Eu conversei com alguns especialistas do setor de marketing, e entre eles, há um consenso de que é fundamental que as empresas invistam em pesquisas de mercado específicas, realizem adaptações em seus produtos e serviços, e priorizem uma comunicação mais inclusiva e respeitosa.

Também é importante proporcionar uma experiência de compra simplificada e acessível, levando em consideração as possíveis limitações tecnológicas desse público.

Eu vou citar algumas estratégias que são apontadas pelo diretor da Petina Soluções Digitais, que é uma startup especializada em gestão de vendas via marketplace, Rodrigo Garcia. A primeira estratégia é desenvolver um site simples, de fácil navegação e com elementos de design claros. Deve-se evitar excesso de informações e botões pequenos, facilitando assim a experiência de compra para usuários menos familiarizados com a tecnologia.

Outro item importante é disponibilizar canais de comunicação claros, como chat online, e-mail e telefone, para que os clientes 50+ possam obter suporte sempre que necessário.

Também não se pode esquecer de criar ofertas e descontos exclusivos, demonstrando reconhecimento e valorização desse público.

Por fim, deve-se transmitir confiança aos clientes 50+ ao garantir a segurança de suas informações pessoais e financeiras.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin