COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Paraná é o quarto maior mercado de energia por assinatura.

 Empresa prevê quintuplicar negócios com energia por assinatura

Foto: Divulgação / Gedisa

Depois de crescer mais de 300% no ano passado, a paranaense Gedisa que atua há seis anos no mercado de energia renovável, e é uma das maiores empresas de energia por assinatura do Brasil, prevê quintuplicar o seu tamanho em 2024. A grande aposta está no segmento de energia por assinatura.

Eu conversei com o CEO da Gedisa, Miguel Segundo, e ele me informou que atualmente a empresa conta com 65 usinas em operação, sendo todas de fontes renováveis, e que injetam a energia na rede de distribuição da Copel.

Eu pedi ao executivo que ele me explicasse como funciona o mercado de energia por assinatura e quais as vantagens que esta modalidade proporciona tanto para os consumidores pessoa jurídica quanto para residências.

De acordo com Miguel Segundo, a energia por assinatura é um modelo de negócio em que os consumidores podem adquirir energia elétrica gerada por diferentes meios de fontes renováveis. Nesse modelo, os consumidores assinam um contrato com uma empresa e pagam uma taxa para receber uma quantidade específica de energia. 

No caso de consumidores do Paraná, essa energia é injetada na rede elétrica da Copel em um modelo de compensação, assim, os consumidores ligados às usinas recebem em suas residências ou empresas um crédito relacionado a esse tipo de geração. O CEO da Gedisa garante que a tarifa é inferior a cobrada pela Copel. Em média, o custo fica abaixo entre 10% e 20% ao cobrado pela distribuidora de energia.

Sim! A cada ano que passa esse mercado se torna altamente competitivo. O Paraná é o quarto estado do País em energia por assinatura, atrás de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Disputam o mercado, seis empresas de grande porte e 15 de pequeno e médio portes.

Segundo me informou o CEO da Gedisa, hoje, 80% dos clientes são pessoas jurídicas e 20% são consumidores residenciais. A companhia paranaense conta atualmente com 6 mil clientes nos estados onde atua, sendo que só o mercado paranaense tem 5 milhões de contas. Portanto, um número bastante expressivo para ser explorado.

E para finalizar, os clientes da Ligga Telecom a partir deste mês podem contratar serviços de energia renovável da Gedisa, A parceria deu origem à Ligga Energy. A Gedisa vai conectar pequenos produtores de energia limpa com empresas e residências, oferecendo uma possibilidade viável para um consumo de energia mais barata e sustentável.

Além de adotar uma fonte de energia renovável, o cliente oriundo da parceria terá a possibilidade de economizar até 22% na tarifa.

A parceria com a Gedisa é focada em pessoas físicas e a contratação pode ser feita via aplicativo ou site da Ligga.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin